Publicada: 20/08/2015
quinta-feira, 20 de agosto de 2015
Instituído no calendário brasileiro em 18 de agosto, por meio da Lei Federal 11.657 de 16 de abril de 2008 o Dia Nacional do Campo Limpo é realizado pelas centrais de recebimento de embalagens vazias, com apoio do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias Inpev , seus associados fabricantes de defensivos agrícolas, organizações públicas e privadas.
Na região, a data foi lembrada na última segunda-feira, 17, em Passo Fundo, quando a Cooperativa, representada pelo gerente do setor de insumos, Amarildo Provensi e o supervisor de vendas do setor, Evandro Lizzi participou em nome da Associação das Revendas de Pesticidas de Espumoso – ARPE, que reúne sete empresas do município, de um evento realizado pela empresa Cimbalagens, responsável pelo recebimento das embalagens.
Segundo a diretora executiva da Cimbalagens, Sandra Rodriguês, a empresa que tem 105 associadas entre cooperativas e revendas de 110 municípios, tendo nove postos de recebimento completa no mês de setembro 17 anos e já reciclou 750 toneladas de embalagens vazias, mais do que o dobro de 2014, quando havia retirado da natureza 300 toneladas destes frascos.
O gerente de insumos da Cotriel e administrador do posto da ARPE em Espumoso, Amarildo Provensi disse que a associação é uma das que mais tem contribuído para os bons números do reaproveitamento das embalagens vazias de agrotóxicos: “A reciclagem só tem crescido, passando de 167 toneladas em 2012 para 175 até o mês de agosto de 2015. O que arrecadamos em nossos dias de coleta, representa 54 cargas ou 979 mil embalagens que foram retiradas da natureza e ganham um destino correto. Falando em nome do associado da Cotriel, vemos que o trabalho tem funcionado e nosso produtor é bastante consciente no que diz respeito ao compromisso com o meio ambiente”, destacou Provensi.