novidades

noticias

Publicada: 14/10/2026

Cotriel reúne representantes de Núcleos para encerrar agenda de lideranças de 2026

quarta-feira, 14 de outubro de 2026

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde da última quarta-feira, 14 de outubro, foi realizada a última reunião do ano com os representantes de Núcleos da Cotriel. O encontro reuniu lideranças de diferentes comunidades da área de atuação da Cooperativa para um diálogo sobre os resultados, os investimentos e os desafios da safra.

A atividade integrou a agenda de qualificação e aproximação da Cotriel com seus representantes de Núcleo, responsáveis por manter o vínculo entre os associados e a gestão cooperativa.

Liderança e qualificação

A reunião foi aberta pelo presidente do Conselho Geral de Representantes, Carlos Alberto Gomes, que saudou os presentes e destacou a importância do encontro para o fortalecimento da liderança cooperativista.

Segundo ele, a atividade é mais uma ação voltada aos representantes e complementa o trabalho desenvolvido ao longo do ano por meio do Programa Soma. Em 2026, o programa contemplou três módulos de capacitação destinados à qualificação das lideranças da Cotriel.

Carlos Alberto ressaltou que o encontro promovido pela direção teve como objetivo ampliar o acesso dos representantes a informações relevantes sobre a Cooperativa, especialmente em relação aos investimentos realizados, ao desempenho das atividades e ao recebimento das culturas de verão e inverno.

Proposta de ação social

Na sequência, a representante dos Núcleos de Jacuizinho, Dirce Borges, apresentou uma iniciativa voltada às mulheres, com foco no combate à violência contra a mulher.

Durante a fala, ela destacou a preocupação com o aumento dos casos de feminicídio e a necessidade de ações de prevenção, acolhimento e conscientização nas comunidades. Dirce entregou um anteprojeto com propostas para a Cotriel, contendo ideias e encaminhamentos relacionados ao tema.

Uma via do documento foi entregue ao assessor de Marketing e Inovação, Marcolan Prates, e outra ao presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini. A proposta deverá ser analisada pela direção da Cooperativa.

Balanço e resultados

Para encerrar a reunião, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, apresentou aos líderes um panorama da situação da Cooperativa. A apresentação reuniu dados sobre investimentos, desempenho das atividades e recebimento das culturas de verão e inverno.

O presidente destacou a importância da transparência e do acompanhamento conjunto entre direção, representantes de Núcleos e associados para a construção de uma Cooperativa cada vez mais forte e preparada para atender o produtor.

O encontro encerrou a agenda de reuniões com os representantes de Núcleos em 2026, reforçando o papel dessas lideranças na comunicação, na participação e no desenvolvimento do cooperativismo nas comunidades atendidas pela Cotriel.