novidades

noticias

Publicada: 13/11/2013

Crescimento no plantio de soja pode garantir uma safra recorde de grãos

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Uma equipe de técnicos e jornalistas do Paraná acompanhou o desenvolvimento da produção na Região Sul na última semana. Foram percorridos 2.800 km entre Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. No estado gaúcho, a Expedição Safra passou por Erechim, Passo Fundo, Santa Rosa, Colorado, Três de Maio e Coxilha. O coordenador do roteiro, José Rocher, afirma que no período os produtores estavam acelerando o plantio devido à previsão de chuva para até esta terça-feira pela manhã(12). Segundo ele, a condição atual do clima está muito melhor em relação ao ano passado quando havia uma preocupação muito maior com a falta de chuva para a germinação de sementes de soja e de milho.

- O milho está praticamente todo plantado nessa região que a gente visitou e o plantio da soja avançou rapidamente na última semana. Na região de Santa Rosa, por exemplo, o relato do pessoal da área técnica dos produtores foi de que o plantio de soja avançou da casa de 10% para 40% em poucos dias – afirma José.

Com relação ao Paraná e Santa Catarina, José Rocher ressalta que os produtores estão animados com a possibilidade de uma boa safra, devido ao clima satisfatório, já que em algumas regiões dos dois estados o plantio iniciou na última semana de setembro, com previsão de colheita em janeiro. O coordenador da Expedição na Região Sul enfatiza ainda que houve um aumento no plantio de soja sobre áreas de milho e de pastagens, principalmente no Paraná e no Rio Grande do Sul.

- No caso do RS o pessoal confirmou redução de pastagem no Noroeste para a produção de soja e essa confiança no clima é que vai determinar se esta foi ou não acertada – garante José Rocher.

A Expedição Safra percorre as regiões agrícolas de 14 estados brasileiros durante o plantio e a colheita com o objetivo da verificar a ampliação ou redução de área e o potencial de cada safra. Conforme José Rocher, a expectativa para esta safra é muito boa.

- Por enquanto está se trabalhando com a possibilidade de 90 milhões de toneladas de soja o que pode alavancar a safra nacional para 200 milhões de toneladas de grãos pela 1ª vez. É um número sem prescedentes com saltos de 15 milhoes e 20 milhões por ano nas últimas duas temporadas, o que é um número bastante animador para toda a economia brasileira – salienta José.

O indicador final da Expedição Safra sobre qual o tamanho da safra brasileira deve ser divulgado no início de dezembro.

(Fonte: Blog Campo e Lavoura Rádio Gaúcha)