novidades

noticias

Publicada: 01/12/2015

Economia seguirá em contração nos próximos trimestres

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

É mais embaixo o fundo do poço da economia brasileira. Com a queda de 1,7% do PIB no intervalo entre julho e setembro, o país chegou ao terceiro trimestre consecutivo de retração e tende a engatar uma sequencia ainda maior de resultados negativos. Sem indicadores que mostrem reação na atividade, o período entre outubro e dezembro confirmará a persistência da recessão atravessada pelo Brasil, avaliam economistas. A magnitude da contração, porém, deve ser menor.

A Tendências Consultoria Integrada estima que o PIB do quarto trimestre terá uma queda de 0,8%. Para a Rosenberg Associados, a retração prevista é de 0,5%, com chance de ser ainda maior.

— Em termos de dinâmica, não há muita diferença em relação ao terceiro trimestre. Indústria, serviços, consumo das famílias e investimentos continuarão caindo. O mercado de trabalho passa por um forte ajuste e o crédito segue restrito. A confiança de todos os agentes da economia permanece deprimida — diz Rafel Bacciotti, economista da Tendências Consultoria Integrada.

Fonte: Zero Hora.