novidades

noticias

Publicada: 13/11/2020

Encerramento da SIPAT abordou preocupação com sedentarismo e importância da atividade física e do sono

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Fonte: Setor de Comunicação

Nesta sexta-feira, 13 de novembro, a 22ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho – SIPAT, promovida pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, juntamente com o Setor de Medicina e Segurança do Trabalho – SESMT, e apoio da Cotriel, Sistema Ocergs/Sescoop e SESI abordou o tema “Comportamento Saudável”, com Fabíola Pietroski, analista de saúde do SESI de Passo Fundo.

Ela se manifestou extremamente preocupada com o sedentarismo das pessoas, causa de muitos problemas de saúde como diabetes e hipertensão. Disse ainda que este excesso de atividades on-line tanto para adultos e crianças, que estão constantemente em telas os está fazendo não tomar sol, ocasionando deficiência de vitamina D.  “A Organização Mundial da Saúde recomenda 2 horas e meia por semana de atividades físicas, que podem ser distribuídas como se desejar. O melhor exercício é aquele que você gosta, mas ele tem de ser feito”, lembra.

Outro ponto levantado por ela foi acerca da falta de horas de sono e qualidade deste descanso para as pessoas: “As crianças precisam dormir de 10 a 12 horas por dia, mas um adulto o mínimo que precisa de repouso é de 6 horas, menos que isso podem ocasionar dificuldades de perda de peso, irritabilidade e até doenças vasculares. O sono, não é perda de tempo, ele repara a nossa saúde”, frisou.

Por fim, Fabíola salientou que o excesso do consumo de bebidas alcoólicas é nocivo à saúde: “O recomendável é não beber, mas quem consome mais de seis latinhas em um fim de semana está afetando o funcionamento de seu organismo. Beber sempre com moderação, encerra.

Ao falar sobre o evento, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini destacou que a Cooperativa valoriza seu funcionário, proporcionando os EPI´s, cursos e boas condições de trabalho, mas cada um precisa se cuidar.

Rui Nicolini, gerente da Unidade da Cotriel do Pontão do Butiá,  disse que procurou envolver toda a sua equipe na SIPAT, o que foi possível devido ao evento ser on line. Lembrou que a mensagem deixada pelo evento é sempre importante e surte efeito nos colaboradores.

Jean Francisco de Quadros, Encarregado do Setor de Segurança do trabalho, disse que a mensagem passada pela Semana Interna de Prevenção de Acidentes foi positiva e se procurou proporcionar um maior número de palestras, possibilitando que os colaboradores pudessem assistir às explanações.