novidades

noticias

Publicada: 03/10/2012

Encontro de Mulheres Cooperativistas reuniu mais de duas mil participantes.

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Na abertura, as representantes de Núcleos de todas as localidades foram homenageadas pelo importante trabalho prestado na inscrição das participantes. Logo após, Ana Cláudia Dias dos Santos, acompanhada pelo acordeonista Alissandro Wommer, cantou o Hino Nacional Brasileiro. Ao dar início oficialmente ao Encontro de Mulheres Cooperativistas, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, saudou as presentes e agradeceu a equipe de funcionários que durante10 dias trabalhou na preparação da Afeco para receber as mulheres e na realização do evento. Lembrou o trabalho feito pelas líderes de Núcleos, agradecendo-as por terem motivado um número tão grande mulheres cooperativistas, número que a cada ano cresce mais. O presidente destacou ainda que a Cotriel, ao realizar este evento, sempre pensa em proporcionar uma participação cada vez maior da família do associado na Cooperativa. Lembrou que o dia, além de ser de festa, é de informação, pois o tema da palestra de Eduardo Tevah vem no sentido de proporcionar uma mudança de hábitos e, consequentemente, uma melhora na vida de cada uma.
Na sequência, Ana Cláudia Dias dos Santos, uma das intérpretes que foi classificada no festival “O jovem canta o cooperativismo”, realizado em Porto Alegre, cantou Ave Maria, acompanhada por Andrei Cardoso no violão. Logo após, o padre José Rodolfo Jantsch proporcionou um momento de espiritualidade, seguido pelo Hino Rio Grandense, interpretado por Ana Cládia com o acompanhamento de Alissandro Wommer no acordeon.
A palestra desta edição foi proferida pelo diretor da rede de lojas Tevah e consultor Eduardo Tevah, que abordou o tema “Mude seus hábitos e mude sua vida”. Ele destacou o importante papel do campo na economia brasileira, ressaltando que os agricultores devem ter mais orgulho de pertencerem ao interior. Lembrou que a mulher não pode negligenciar-se em detrimento dos outros e chamou a atenção que, por sua polivalência, a mulher é importantíssima tanto na propriedade, por ser o esteio da casa, cuidando do marido, filhos e de seus afazeres, quanto em toda a sociedade, pois a cada dia que passa mais mulheres assumem cargos em empresas e tomam conta de ambientes antes predominantemente masculinos. Ao final da programação da manhã, a senhora Hoara Pereira Bulé, da Serra dos Engenhos, foi homenageada com um brinde por ter, em 1979, sugerido o nome “A Cotriel em Sua Casa”, para o programa de rádio que atualmente é apresentado nas rádios Planetário, de Espumoso, e Geração, do Salto do Jacuí.
À tarde, Milena e Mathias Petter declamaram a poesia “Os olhos do meu avô”. A seguir, foram apresentadas as músicas que participaram da 1ª edição do Festival Jovem Canta o Cooperativismo, realizado no mês de julho, em Porto Alegre. O primeiro a se apresentar foi Matias Pilot Mazarino, que, acompanhado por Yuri Gheno, Julio Cezar Nicolini e Douglas Moreira, interpretou a música “Parceria”. Logo após, Nadine Klein e Lucas Malinski Pessoa interpretaram a música “Um Novo Tempo”, com o acompanhamento de Mateus Malinski, Luiz Fernando Helder, Rogério de Góes e Hugo Pastório. A série de apresentações finalizou com Ana Cláudia Dias dos Santos interpretando a música “A Fábula dos Gansos”, acompanhada pelos músicos Hugo Pastório, Andrei Cardoso, Yan Cardoso e Lucas Malinski Pessoa.
O evento surpresa foi a apresentação de humor do Palhaço Serelepe, interpretado por Marcelo de Almeida. No final, após o sorteio de brindes, Matias Mazarino interpretou a música Guri, acompanhado ao violão por Natanael Tarigo, e Nadine Klein encerrou em grande estilo cantando Aleluia, acompanhada por Lucas Malinski Pessoa

                                   AGRADECIMENTO
Como coordenadora do 9° Encontro de Mulheres Cooperativistas da Cotriel, agradeço publicamente às seguintes entidades que colaboraram para a realização deste evento, nos emprestando cadeiras e vários utensílios: C.T.G. Sinuelo das Coxilhas, Centro Comunitário de Espumoso, Comunidade do bairro Martini, Clube de São José do Alto Alegre, Clube do Arroio da Prata, Clube da Campina Redonda, Clube do Pontão do Butiá e Clube do Alto Tigreiro.
Graças à colaboração de vocês foi possível a realização deste grande evento. Obrigada.

Ana Beatriz Camargo Gava
Assessora Administrativa da Cotriel