Publicada: 02/01/2026
sexta-feira, 2 de janeiro de 2026
Fonte: Setor de Comunicação
A Escola Roberto Textor, de Jacuizinho, destacou as atividades desenvolvidas ao longo do ano no projeto Cotriel Educando para o Campo, promovendo educação ambiental e agroecológica entre os alunos. O programa integrou teoria e prática, aproximando os estudantes do universo rural de forma inovadora e sustentável.
O aluno João Vitor Schneider Textor, do sexto ano, elogiou a orientação das professoras Carolina Follmer, Janesca Ozelame e Cristiane Vione nas atividades práticas. "Aprendemos a construir composteiras, realizar eventos pedagógicos e enfrentar desafios de inovação ligados ao meio rural, o que nos motivou muito", compartilhou o estudante.
A professora Cláudia Textor enfatizou a temática central “da terra à mesa”, que incentivou os alunos a conhecerem e produzirem alimentos agroecológicos livres de agrotóxicos. "Utilizamos fichas agroecológicas para garantir colheitas de qualidade, integrando conhecimentos familiares e escolares. Essa abordagem promoveu um aprendizado prático e sustentável, fortalecendo a conexão com o campo", destacou.
Trabalho de aluno da escola é reconhecido em concurso cultural
O Concurso Cultural “Desenhando um Mundo Cooperativo”, envolveu os alunos das escolas participantes do projeto Cotriel Educando para o Campo. A proposta desafiou os estudantes a expressarem, por meio da arte, os valores do cooperativismo e da sustentabilidade.
Uma banca avaliadora, composta pelas professoras Maris Regina Gengnagel, Patrícia Horbach e Vanessa Missio, realizou a análise técnica dos trabalhos, contribuindo com sensibilidade e olhar criterioso na escolha dos desenhos finalistas. Ao final, 12 estudantes foram premiados e seus trabalhos já estão no calendário de 2026 da Cooperativa.
O aluno João Victor garantiu o segundo lugar para o educandário, que ganhou um vale compras de R$ 1000 reais, sendo que o estudante foi premiado com uma cesta de produtos da Cotriel.
Confira no vídeo abaixo a entrevista do aluno e da professora Cláudia.