Publicada: 19/03/2026
quinta-feira, 19 de março de 2026
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde desta quarta-feira, 18 de março, a Unidade da Cotriel da Serra dos Engenhos promoveu a sua tradicional tarde de campo, na propriedade de Nilza Toledo e Ramon Schmitt de Moraes. O encontro, que contou com o apoio das empresas Biosphera, Corteva, ICL, Nortox, Perfocal, Syngenta e Yara, visou levar ao produtor informações técnicas e soluções para o manejo da lavoura de soja. Na ocasião, foi disponibilizado o espaço de artesanato voltado para as mulheres em parceria com a Emater de Espumoso e que contou também com trabalhos apresentados pela Escola Roberto Textor, integrante do Projeto Cotriel Educando para o Campo.
Manejo e cultivares apresentados
Conforme o Engenheiro Agrônomo da filial, Luciano Monteiro, a área demonstrativa de 0,4 hectare recebeu a implantação de 22 cultivares de soja, permitindo ao produtor comparar materiais em um mesmo ambiente de solo e clima. Além disso, durante a programação foram abordados temas como manejo de biológicos, manejo de calagem e apresentado o programa Construindo Solos da Cotriel, iniciativa que integra práticas conservacionistas, análise detalhada de solo e uso de tecnologia para aumentar produtividade com sustentabilidade.
Evento mais uma vez alcançou sucesso
Com mais de 350 produtores presentes, a iniciativa segue sendo uma referência na região e encaradas pelos associados presentes como uma mostra da realidade das lavouras e esta proximidade é valorizada pela excelente participação de público.
Gilberto Piacetta, conselheiro de Administração da Unidade, ressaltou a expressiva presença de público e lembrou que os associados depositam grande expectativa em uma boa safra de soja neste ano.
O conselheiro fiscal Ilé Mossolini observou que a Tarde de Campo valorizou o trabalho da área técnica junto aos associados, aproximando ainda mais produtores e equipe da cooperativa.
O vice-prefeito de Jacuizinho, Lorival Demétrio, destacou a importância da presença da Cooperativa na região, promovendo eventos que reúnem associados e demais produtores rurais.
O associado Ramon Moraes agradeceu à Cotriel pela escolha da área de sua família para sediar o evento e ressaltou que as cultivares e os manejos apresentados refletem fielmente a realidade do produtor local.
Oscar Toledo da Costa, supervisor técnico da Regional Norte da Cooperativa, agradeceu aos produtores Nilza Toledo e Ramon Moraes pela cessão da área e frisou que o projeto Construindo Solos também foi destaque, estando à disposição para adesão de associados de toda a área de abrangência da Cotriel.
O gerente da Unidade da Serra dos Engenhos, Vanderlei Marchioretto destacou a importância da tarde de campo como momento de troca de experiências, atualização técnica e planejamento das próximas safras, reforçando o compromisso da Cotriel em estar ao lado do produtor, do plantio à colheita.