Publicada: 23/05/2012
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Já chove no extremo sul do Estado, numa área que inclui Jaguarão, Santa Vitória do Palmar e Chuí, onde a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou precipitações de 15,8 mm desde as 22h de terça-feira.
Nas próximas horas, a instabilidade atingirá a faixa de fronteira com o Uruguai, onde o dia começa com chuva e muitas nuvens, e o oeste do Estado, que deve receber uma área de instabilidade que durante a madrugada se movia sobre o Paraguai. Ao longo do dia, esse sistema avançará lentamente sobre o território gaúcho, mas sem atingir todas as regiões nem produzir grandes acumulados de precipitações, muito menos aliviar a situação de seca – a maior quantidade deve cair no Noroeste, e não passará dos 30 mm.
No faixa leste, incluindo a Serra, a Capital e a Região Metropolitana, a instabilidade só deve chegar à noite, com a maior parte da chuva concentrada na quinta-feira – quando já deve chover no Oeste. Mesmo assim, os acumulados não serão significativos. Na sexta, o ar seco já começa a deixar o tempo novamente bom, embora uma chuva leve ainda possa voltar ao Estado no domingo.
Mesmo com a passagem da frente fria, a temperatura não deve cair muito. A mínima continuará na casa dos 8°C aos 10°C, com a máxima chegando aos 28°C, nesta quarta-feira, e aos 25°C, entre quinta e domingo.
A madrugada desta quarta teve temperaturas amenas em todo o Estado. Até as 6h, a mínima em São José dos Ausentes era de 8,3°C. Em Porto Alegre, foi de 15,4°C, às 5h, segundo o Inmet.
Fonte: Zero Hora.