Publicada: 14/12/2012
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
Segundo analistas, o principal motivo de alta para os preços nesta sessão foram os números de exportações semanais divulgados nesta quinta pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Os dados trouxeram números acima do esperado tanto para a soja em grão quanto para o óleo.
As vendas semanais de soja norte-americanas somaram 1.319.400 milhão de toneladas na semana encerrada em 6 de dezembro. O volume ficou bem acima das estimativas do mercado, que variavam de 700 mil a 900 mil toneladas. O volume foi maior também do que o registrado na semana passada, de 1.142.700 milhão de toneladas.
No caso do óleo de soja, por outro lado, as exportações semanais dos EUA ficaram acima do esperado. Enquanto as expectativas do mercado estavam entre 15 mil e 25 mil toneladas, as vendas totalizaram 30.500 mil toneladas. O volume foi bem maior do que o da semana anterior, de 19 mil toneladas.
Frente a uma ausência de novas informações, o mercado acabou se apoiando nestes números para exibir um movimento mais expressivo de alta. Entretanto, após registrar momentos em que subiu mais de 10 pontos, os preços não conseguiram sustentar os fortes ganhos.
O mercado internacional de soja ainda está sustentado, como vem sendo explicado por analistas, porém, as informações que fazem as cotações subirem já são conhecidas pelos investidores e não impactam mais tão diretamente nos negócios.
(Fonte: Notícias Agrícolas)