Publicada: 08/10/2013
terça-feira, 8 de outubro de 2013
O plantio da soja, na temporada 2013/2014, iniciou com atraso no Brasil. Até o dia 4 de outubro, apenas 2,8% da área projetada foi semeada, segundo levantamento de Safras & Mercado. No mesmo período do ano passado, os produtores já haviam plantado 3%.
– Considerando o período encerrado em 4 de outubro, tivemos o início dos trabalhos acontecendo apenas em quatro Estados: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás – informa o analista associado de Safras, Flávio França Júnior.
>>Veja outras notícias sobre soja
No Paraná, os trabalhos estão mais avançados, com 12% da área já semeada. Isso porque a umidade dos solos já está totalmente recomposta, com as chuvas registradas na última semana de setembro e neste início de outubro.
Em Mato Grosso, o plantio é de apenas 2%, pois a chegada das chuvas é ainda parcial e irregular. A normalização da umidade dos solos só está prevista para a segunda quinzena deste mês.
No caso da região Sudeste, as chuvas já estão chegando de forma mais regular e o cultivo deve começar já a partir do dia 15. E nas regiões Norte e Nordeste os produtores ainda aguardam o início das chuvas para começar os trabalhos.
(Fonte: Canal Rural com informações da Agência Safras e Mercado)