Publicada: 03/04/2013
quarta-feira, 3 de abril de 2013
De 58 laboratórios avaliados em todo o país, o da Cotriel ficou entre os 12 que apresentaram conformidade em todos os itens avaliados através do Programa de Comparação Interlaboratorial em Sementes - Matriz Soja. O ensaio é efetuado anualmente, sendo que em 2011 foi realizado na cultura do trigo, onde apresentou conformidade em todos os parametros exigidos.
O certificado foi emitido no dia 5 de fevereiro de 2013 pela Associação, contratada do Mapa. Todos os laboratórios participantes receberam uma amosta de semente para analisar e com base nesses resultados a Associação manifestou seu parecer.
A analista e gerente do laboratório, Adriana Neske explica que os ensaios são muito rigorosos, o que se comprova pelo pequeno número de laboratórios que conseguiram atingir a conformidade em todos os parâmetros. “Embora tenhamos sempre todo o cuidado com a qualidade do nosso trabalho, porque sabemos que isso vai refletir a campo, é bom ter a aprovação do Ministério da Agricultura”, afirma.
Segundo Amanda Colombo Missio, responsável técnica pelo laboratório, e que também atua na análise de sementes, os associados de todas as Unidades da Cooperativa utilizam o serviço de análise de todas as culturas produzidas na região, sendo que o laboratório é credenciado para realização das mesmas.