novidades

noticias

Publicada: 10/08/2012

Lançamento da Cavalgada do Cooperativismo

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

A Cavalgada tem por objetivo mostrar a importância do cooperativismo para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e incentivar a intercooperação entre os diferentes ramos, através do resgate da rota percorrida pelo Padre Theodor Amstad. Imigrante alemão, Amstad foi o responsável pela fundação da primeira cooperativa de crédito no Brasil, em 1902.
Nos dias 15 e 16 de novembro, Espumoso será um dos pontos de parada dos cavaleiros que partem de Serro Largo no dia 7 de novembro com chegada prevista para o dia 28 de novembro, em Porto Alegre, passando por 17 municípios em 22 dias. A rota da cavalgada também passa por outras cidades de nossa região como Ibirubá, Soledade e Arvorezinha.
Comandada pelo tradicionalista Elton Saldanha, oportuniza às comunidades por onde passar, palestras e shows com temas ligados ao cooperativismo, além de que serão plantados 2 pinheiros, alusivos ao símbolo do cooperativismo em todas as cidades por onde passar. Em Espumoso, a cavalgada culmina com a Final do Festival O Rio Grande Canta o Cooperativismo, no dia 16 de novembro na Afeco. Durante todo o trajeto será filmado um documentário para reconstituir a rota que o padre Theodor Amstad percorreu realizando suas atividades pastorais.
Na ocasião do lançamento, as intérpretes Ana Cláudia Dias dos Santos e Nadine Klein e Lucas Pessoa, juntamente com suas bandas, que recentemente se classificaram na 1ª edição do Festival Jovem Canta o Cooperativismo, se apresentaram ao público que teve diversas autoridades e integrantes de entidades tradicionalistas de toda a região.
O presidente do Sistema Ocergs/Sescoop, Vergilio Périus comentou da importância da integração que todo o Estado viverá com esta cavalgada e todos os eventos que cercam o ano internacional das cooperativas.

Como participar

O comandante da cavalgada, Elton Saldanha, destacou que o objetivo é reunir mais de 3 mil cavaleiros durante os 22 dias da cavalgada. Há um grupo de cavalarianos fixo, que percorrerá todo o trajeto, mas todos podem participar, e os grupos podem escolher a maneira mais conveniente, podendo realizar um trajeto mais curto, por exemplo de Espumoso a Soledade. Se houver interessado em fazer todo o trajeto, também é possível.
Para qualquer uma das opções é preciso realizar a inscrição até dia 15 de outubro, em uma das unidades da Sicredi ou Cotriel. Maiores informações também pode ser adquirida junto às cooperativas, ou no site www.cavalgadadocooperativismo.com.br