Publicada: 31/10/2019
quinta-feira, 31 de outubro de 2019
Fonte: Setor de Comunicação
Na noite de terça-feira, 29, no Restaurante Altoalegrense, aconteceu a Noite de Negócios da Loja de Ferragem da Cotriel. O evento foi em parceria com as empresas Bayer Saúde Animal, Elenco e Basso e Pancote e Agrifirm.
Durante o evento, foi realizada uma palestra com o médico veterinário, Daniel Boreli, da Basso e Pancote, que falou acerca das instruções normativas 76 e 77, que entraram em vigor em maio.
A IN 76 trata das características e da qualidade do produto na indústria. Na IN 77, são definidos critérios para obtenção de leite de qualidade e seguro ao consumidor e que englobam desde a organização da propriedade, suas instalações e equipamentos, até a formação e capacitação dos responsáveis pelas tarefas cotidianas, o controle sistemático de mastites, da brucelose e da tuberculose.
A interrupção da coleta de leite só acontecerá após a terceira média geométrica de contagem bacteriana acima dos padrões legais (300.000 UFC/mL - trezentas mil unidades formadoras de colônia por mililitro) ou seja, apenas a partir de outubro de 2019, 5 meses após a entrada em vigor desta norma e 17 anos após a entrada em vigor da IN nº 51/2002, que já estabelecia os parâmetros de qualidade. Para que a coleta seja restabelecida, será necessária uma única contagem bacteriana dentro dos padrões.
Assista aqui a entrevista.
Logo após, os produtores receberam orientações das empresas participantes sobre mineralização, imunidade, higienização de equipamentos de ordenha e controle sanitário.
O evento focado para o gado de leite e de corte reuniu mais de 60 produtores daquela região, que puderam adquirir os produtos com preços e condições especiais.
O médico veterinário das Unidades da Serra dos Engenhos e Depósito, Felipe Morgan, fala sobre a importância do evento e acerca da adaptação dos produtors daquela região às IN´s
O administrador das lojas de ferragens da Cotriel, Marcolan Prates encerrou o evento, agradecendo aos presentes, enfatizando que todos ganham ao participarem de eventos como a noite de negócios: "Seja pelas informações recebidas ou pela troca de experiência entre produtores, por ser uma cooperativa e ter esta relação estreita com o produtor, oportunizamos estes eventos com objetivos de trazer informações relevantes e que possam contribuir o desempenho das atividades na propriedade. Estamos satisfeitos com a presença e o nosso associado pode aguardar que em breve outros eventos acontecerão", finalizou.