novidades

noticias

Publicada: 24/10/2012

Máquinas à espera

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Em Cruz Alta, o produtor Sérgio Bronzatti, 40 anos, esperava superar a produtividade de 50 sacas por hectare do ano passado. Mas depois que os 130 hectares plantados na safra atual foram atingidos por um vendaval em setembro e por uma geada na semana seguinte, a expectativa é de colher 40% menos.

— A qualidade do grão piorou muito, o que deve influenciar no preço. Desse jeito, se não sobrarem dívidas já ficarei contente — afirma.

A frustração também fez alguns desistirem da colheita. É o caso de Antoninho Rubim, 61 anos, que cultiva trigo em Ibirubá. O granizo o fez perder os 200 hectares plantados. Do prejuízo de R$ 300 mil, o seguro só deverá cobrir a metade.

— A plantação estava linda, nunca tinha visto um trigo tão bonito. Bastou meia hora para o granizo destruir tudo — lamenta Rubim.

Segundo o escritório regional da Emater em Ijuí, que abrange 47 municípios, o rendimento nos quase 90 mil hectares já colhidos na região é 30% abaixo da expectativa inicial, que calculava uma produtividade média de 50 sacas por hectare.

— As chuvas do início da semana, além de atrasarem a colheita, contribuem significativamente para a redução na qualidade do produto — observa Geraldo Kasper, gerente regional da Emater.

No Estado, 8% dos 970 mil hectares cultivados com trigo haviam sido colhidos até a última quinta-feira, conforme levantamento da Emater.

Fonte: Zero Hora.