Publicada: 28/05/2014
quarta-feira, 28 de maio de 2014
Para participar da campanha, os produtores devem reservar pelo menos 10% da área que plantarão com milho transgênico para o plantio do refúgio — que deve receber milho convencional ou com tolerância ao herbicida glifosato, sem a tecnologia Bt. A múlti dará um desconto de 30% na compra das sementes do grão destinadas exclusivamente para o refúgio nos canais de vendas participantes da campanha, mediante a comprovação do total que será cultivado com sementes contendo a tecnologia Bt.
“O plantio de refúgio em áreas cultivadas com sementes de milho que contêm tecnologias Bt, resistentes a pragas, previne a seleção de insetos e traz benefícios econômicos e ambientais ao agricultor”, disse a Monsanto, em nota.
A companhia cita pesquisa do Instituto Kleffmann, segundo a qual apenas 20% dos produtores brasileiros adotaram essa prática na cultura do milho ao longo da safra passada, a 2012/13. A ausência de refúgio tem sido apontada por especialistas como um dos principais motivos para a criação de resistência das lagartas ao milho Bt no Brasil.
Fonte: Valor Econômico