Publicada: 27/10/2017
sexta-feira, 27 de outubro de 2017
Fonte: Setor de Comunicação Cotriel
Na última sexta-feira, 13 de outubro, durante todo o dia, o tema abordado para motoristas de caminhões da Cotriel da Sede e Unidades foi "Direção Defensiva". O facilitador foi Paulo Ricardo dos Santos, da empresa Superação de Passo Fundo. A capacitação, de oito horas, teve teoria e prática.
O objetivo do curso foi conscientizar, os motoristas para que atuem defensivamente no trânsito: " A imprudência é responsável por acidentes e a ocorrência de diversas infrações. A fiscalização dos órgãos responsáveis produz seus efeitos, mas adotar medidas de direção defensiva podem representar simples mudanças nos hábitos dos condutores e fazem toda diferença na segurança no trânsito.
Paulo ressalta que o motorista hoje é gestor de unidade móvel ou multiplicador de boas práticas, sendo que ao cuidar da sua vida acaba cuidando da do outro motorista. "Prezar pela segurança deve ser uma máxima quando se fala em direção defensiva. Arriscar ultrapassagens em locais proibidos, realizar manobras perigosas, aproveitar o sinal vermelho e deixar de usar sinalização são algumas das atitudes que podem colocar em risco não apenas o veículo, o condutor e os passageiros, como também as demais pessoas que circulam pelas vias-motociclistas, ciclistas e pedestres.
O curso de Direção Defensiva é exigência no Brasil desde 2004 para obtenção e renovação da habilitação.
Ouça aqui a entrevista.