novidades

noticias

Publicada: 13/03/2012

Previsão do tempo

terça-feira, 13 de março de 2012

Depois de 10 dias de céu azul, sol abrasador e calor opressivo, os gaúchos terão nesta terça-feira pela frente velhas conhecidas: as ameaçadoras nuvens de tempestade. Uma frente fria que se desloca lentamente pela Bacia do Prata avança em direção à fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai, trazendo chuva, ventos, raios e, possivelmente, granizo.
O sistema, que ontem provocou precipitações intensas e vendavais no Uruguai e Argentina, já causa chuva fraca na região de Jaguarão (onde caíram 11,4 mm até as 7h), Chuí e Santa Vitória do Palmar, e no início da manhã se aproximava de Rio Grande, no sul do Estado. Mas está se deslocando muito lentamente, e só deve chegar com força ao RS entre o final da tarde e a noite, antes de se espalhar pelas demais regiões - a Região Metropolitana deve ser atingida durante a madrugada de quarta.
A frente fria encontrará a atmosfera aquecida por 10 dias seguidos de temperaturas oscilando entre 35°C e 39°C — uma mistura explosiva, que geralmente é sinônimo de temporais. Na Argentina, houve chuva torrencial (em Buenos Aires, choveu 40 mm em uma hora e meia), e no Uruguai o serviço de meteorologia ainda mantém, para hoje, o alerta laranja para temporais.
Antes da chuva, o dia hoje será novamente muito quente no Rio Grande do Sul, mas o aumento da nebulosidade deve segurar um pouco as temperaturas, que não devem subir tanto quanto nos últimos dias. As máximas podem chegar a 37°C, na Região Centrol, a 36°C na Região Metropolitana, a 33°C no Litoral Norte, a 32°C na Campanha e a 30°C no Alto Uruguai.
O alívio no calor só deve ocorrer após a passagem da frente fria, na quarta-feira. Na quinta, as máximas podem cair para 27°C, enquanto a chuva só deve retornar no final do mês.

Fonte: Zero Hora.