Publicada: 27/06/2014
sexta-feira, 27 de junho de 2014
Nesta época do ano, os agricultores estão preparando o solo para o plantio de milho, que ocorrerá a partir de agosto. “A última safra de milho de Paraíso do Sul surpreendeu pelo crescimento, visto as condições climáticas e as chuvas regulares ocorridas no período, o que favoreceu a produtividade média de cerca de 60 sacos por hectare”, destaca o extensionista Marcelo Cerentini Lovato do escritório da Emater/RS-Ascar de Paraíso do Sul. No município, o milho ocupa área de aproximadamente três mil hectares, envolvendo cerca de 500 famílias.
Para Lovato, o aumento da produção a cada safra também é fruto da participação dos produtores no evento. “Avaliamos positivamente essa participação, já que se constata que agora o produtor está vendo o cultivo do milho como mais uma renda na propriedade, está investindo em tecnologia e procurado se informar sobre o manejo, o controle de pragas e doenças, a adubação e a escolha de variedades”, diz Lovato.
A primeira palestra ocorrerá às 8h30, ministrada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Paulo Francisco Conrad, sobre Resgate Histórico e Perspectivas da Agricultura Familiar, seguida pela palestra do engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Mario Luiz Landerdahl, às 9h40, acerca da Irrigação como Tecnologia da Produção.
A terceira palestra está marcada às 10h50, com o diretor de Marketing e Serviços da Cooplantio, engenheiro agrônomo Dirceu Gassen, que falará sobre o milho para a alta rentabilidade na pequena propriedade. Após, às 11h50, ocorrerá debate entre os participantes. O encerramento será às 12h20, com um almoço de confraternização.
Fonte: Agrolink