Publicada: 11/10/2013
sexta-feira, 11 de outubro de 2013
O Rio Grande do Sul começou a colher suas primeiras lavouras de trigo. A região Norte, próximo do Rio Uruguai, deu a largada no estado com bom rendimento e boa qualidade do grão, mantendo a perspectiva de uma produção acima das expectativas iniciais. Até o momento, foi colhido 1% de toda área cultivada.
Segundo o Informe Conjuntural, elaborado pela Emater/RS-Ascar, com a maior parte das plantações em fase final de enchimento de grãos, a principal preocupação é o clima e as possíveis quedas de granizo.
As geadas que ocorreram no final de setembro prejudicaram algumas lavouras. Parte das espigas não teve bom desenvolvimento, mas a maioria avançou de forma normal. Como foram poucas regiões atingidas de forma severa, ainda não é possível quantificar os prejuízos na produtividade final.
Nesta última semana, o clima foi favorável ao cereal, com temperaturas baixas, alta luminosidade e insolação, ventos do quadrante sul e baixa umidade. Entretanto, a alta umidade do solo em algumas regiões favoreceu a instalação de giberella e septória.
Fonte: Agrolink