novidades

noticias

Publicada: 24/02/2014

RS mantém previsão de safras de soja e milho com retorno das chuvas

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

As precipitações, mesmo que "esparsas e irregulares", beneficiaram especialmente da soja, que está majoritariamente em formação e enchimento de grão, fases em que a planta precisa de água, segundo relatório divulgado nesta quinta-feira pela Emater, o órgão de assistência técnica do governo gaúcho.

O Rio Grande do Sul, terceiro produtor nacional de soja, também sofreu com a seca que atingiu o centro-sul do Brasil em janeiro, levantando dúvidas sobre o tamanho da safra.

"Mesmo com algumas localidades registrando perdas pontuais, permanece a expectativa de uma safra dentro das estimativas iniciais projetadas pela Emater/RS-Ascar, ou seja, algo em torno de 12,7 milhões de toneladas (de soja)", afirmou.

Chuvas previstas para a próxima semana também devem ajudar na manutenção de bons índices de umidade para as lavouras, segundo o órgão.

No caso do milho, a redução no potencial produtivo em algumas regiões afetadas pela falta de chuvas no início do ano não deve alterar a expectativa inicial de produção, estimada em cerca de 4,93 milhões de toneladas, "tendo em vista os excelentes rendimentos obtidos atualmente", que devem compensar a queda de produtividade em outras áreas.

A colheita de milho segue em ritmo considerado normal, atingindo 36 por cento do total cultivado no Estado.
Fonte: Agrolink