Publicada: 19/04/2016
terça-feira, 19 de abril de 2016
Foi colocado no ar, nesta sexta feira (15), dia nacional do solo, o site através da secretaria da agricultura, pecuária e irrigação, o site www.soloeagua.rs.gov.br, específico sobre o “ Conservar para Produzir Melhor”, programa estadual de conservação do solo e da água. Lançado em 2015, foi criada a política estadual de conservação do solo e da água, que estabelece programas, diretrizes e instrumentos para proteção e conservação da qualidade do solo e da água, em harmonia com o desenvolvimento econômico e social, assegurando a qualidade de vida da população rural e urbana e do meio ambiente.
Acessando o site www.soloeagua.rs.gov.br, vão ser encontradas informações a respeito do programa “ Conservar para Produzir Melhor”, seus objetivos, metas, procedimentos de participação, etc... Também haverá agenda dos principais seminários, fóruns e eventos estaduais programados para o ano sobre o tema, espaço para notícias, vídeos a respeito de manejo e conservação do solo, galerias de fotos, links direcionáveis para as secretarias que fazem parte do programa, espaço para informações regionais sobre área plantada, culturas, hectares, suas evoluções e outras informações, a fim de proporcionar um conhecimento mais amplo do que, e como se planta no Estado. O site também é uma plataforma de serviços, onde serão recebidas demandas e encaminhadas aos órgãos competentes para as devidas deliberações.
O site tem layout moderno e responsivo, que se adapta automaticamente ao dispositivo do usuário (PC, celular, tablet), mudando a aparência e disposição com base no tamanho da tela em que o site é exibido.
O evento ainda contou com palestra do Presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação, Afonso Sleutjes, que falou a respeito da conservação do solo e da água no Estado do Paraná e apresentou os índices de qualidade participativos do sistema plantio direto. O Paraná desenvolve programa de conservação do solo e da água há 30 anos e hoje colhe resultados, tendo uma produtividade cerca de 20% maior que a do Rio Grande do Sul, com a mesma área plantada.
Conservar para Produzir Melhor
PÚBLICO-ALVO
Agentes da cadeia agropecuária, produtores rurais e associações, cooperativas agrícolas, instituições de crédito agrícola, entidades de classe, comitês de bacias hidrográficas, prefeituras municipais, universidades, instituições de pesquisa, ensino e extensão rural, usinas hidroelétricas, entidades privadas e de assistência técnica.
META
Melhorar as relações produtivas, sociais e ambientais do Rio Grande do Sul, aumentar a produtividade e a produção agrícola, coordenando, incentivando, apoiando e imprimindo visibilidade às ações integradas com instituições públicas e privadas, visando a implementação de uma agricultura conservacionista para melhoria da produtividade, produção e rentabilidade agrícola das cadeias.
(Fonte: Ascom Secretaria Agricultura/RS)