Publicada: 04/04/2022
segunda-feira, 4 de abril de 2022
Fonte: Setor de Comunicação e Tua Saúde
Na tarde da última quinta-feira, 31 de março, o Setor de Medicina e Segurança do Trabalho -SESMT realizou trabalho de conscientização contra dengue na Sede da Cotriel. A técnica em segurança do trabalho, Vanusa dos Santos e a técnica em enfermagem do setor, Adriana Maciel estiveram em vários setores entregando panfletos de conscientização e verificando todos os locais, a fim de prevenir a incidência do mosquito causador da doença.
A transmissão da dengue acontece através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti, que provoca sintomas como dor nas articulações, no corpo, na cabeça, náuseas, febre acima de 39ºC e manchas vermelhas no corpo.
As picadas pelo mosquito da dengue acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã ou no final da tarde, especialmente na região das pernas, tornozelos ou pés. Além disso, a sua picada é mais comum durante o verão, sendo por isso recomendado usar repelentes no corpo e inseticidas na casa, para proteção.
Algumas medidas
Como a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, é possível prevenir a doença através de medidas que evitem a picada deste mosquito, como por exemplo:
Está disponível no Brasil a vacina que protege o corpo contra a dengue, que é indicada para pessoas até 45 anos que já tiveram dengue várias vezes e que moram em locais com muitos casos desta doença. Além disso, esta vacina não é disponibilizada pelo SUS e só está disponível em clínicas particulares.
Fotos: Divulgação SESMT