novidades

noticias

Publicada: 16/05/2025

Supervisor da Cotriel Regional Norte Oscar Toledo da Costa destaca atuação da área técnica

sexta-feira, 16 de maio de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Oscar Toledo da Costa, supervisor técnico da Regional Norte, da qual fazem parte Técnicos e Agrônomos das Unidades da Sede (Espumoso), Alto Alegre, Campos Borges, Serra dos Engenhos, Depósito e Pontão do Butiá fez uma avaliação dos trabalhos desenvolvidos bem como da safra de verão 2024/2025.

Ao falar do desempenho da safra de soja, destacou que o ano foi de produtividades abaixo do esperado devido à falta de chuvas no pico do desenvolvimento da oleaginosa.  

O supervisor frisou que o trabalho da área técnica tem se intensificado, para, além de atender as necessidades, proporcionar novas soluções e inovações para o associado com as melhores condições possíveis dentro do pacote de soluções dos produtos e através da plataforma SmartCoop: “ O programa Minha Propriedade na SmartCoop, realizado pelo Sistema Ocergs, Fecoagro em parceria com o Sebrae, é um projeto que visa melhorar a gestão financeira e a organização dos dados das nossas propriedades rurais, utilizando a plataforma. A ferramenta está à disposição e oferece esta e outras funcionalidades”, destacou.

Sobre o plantio de inverno, Oscar ressaltou que a área técnica está fomentando como alternativa o plantio de canola, sendo que, mesmo sabendo das dificuldades e desafios de implantar a cultura do trigo, segue conscientizando o associado a cerca de ter uma planta . Disse que eventos, como o Campo Show, realizado em fevereiro,  que teve em suas três edições regionais uma significativa presença de associados e o dia de campo de soja, que ocorreu em março na Serra dos Engenhos, são pensados a fim de que o cooperado possa compartilhar conhecimentos e inovações com a nossa área técnica e empresas parceiras.

Sobre a agricultura de precisão da Cotriel, ferramenta que, a cada ano que passa, cresce em área atendida, o supervisor frisou que a mesma surgiu como alternativa para que o solo receba mais atenção: “ Tivemos no Rio Grande do Sul, uma das maiores enchentes da história e, devido ao excesso de chuvas,  nossos produtores perderam um dos pilares mais importantes que é a fertilidade do solo. Desde 2008 a meta do Projeto Elite de AP da Cotriel, realizado pela área e nossos consultores técnicos das Unidades é estar ao lado do produtor para auxiliar na manutenção e recuperação das áreas. O setor está plenamente estruturado com caminhões e profissionais extremamente qualificados à disposição de todos os nossos associados”, lembrou.

Confira aqui a entrevista completa.