Publicada: 17/07/2020
sexta-feira, 17 de julho de 2020
Fonte: Setor de Comunicação
A área de trigo plantada na região de Espumoso, que estima-se 16 mil hectares, está em fase de perfilhamento, sendo que algumas áreas semeadas no final de maio estão iniciando o alongamento das plantas.
Segundo o técnico agrícola da Sede, Rafael Ottoni Klein, as lavouras tiveram um plantio em ótimas condições e boa germinação, mas devido ao alto volume de chuva e pouca luminosidade, as lavouras de plantio mais do cedo estão com as aplicações de controle de invasoras e de Nitrogênio, sendo que neste último caso algumas áreas estão mais amareladas . “Com isso nos poderemos ter lavouras com alguma perda de potencial inicial de produção. Nos próximos dias, esperamos que o clima favoreça o desenvolvimento das áreas a fim de amenizar estes eventos climáticos”, afirma.
O técnico alerta que as aplicações de herbicidas, devem ser realizadas observando a temperatura, pois os produtos necessitam de dias com boa luminosidade, temperaturas acima de 15 graus e com o dia ter iniciado sem formação de geadas.
Por fim, Rafael avalia que o desenvolvimento das demais culturas vem ocorrendo de forma normal. Ele chama a atenção que é fundamental controlar a buva nesta época, a fim de reduzir custos quando for implantada a soja: “Fica um alerta para o monitoramentos de pragas e doenças que possam surgir para as culturas de inverno. Os produtores devem monitorar e estar alertas para que se houver o aparecimento de pragas e doenças conter o nível de infestação inicial para obter melhor controle. ", finalizou.