Publicada: 31/01/2020
sexta-feira, 31 de janeiro de 2020
Fonte: Ascom CCGL
De 27 a 29 de janeiro aconteceu a 1.ª Caravana da Rede Técnica Cooperativa - RTC. O objetivo foi de promover a agregação de conhecimento, interação entre cooperativas, partilha de ideias e discussão sobre tecnologias capazes de garantir a sustentabilidade e rentabilidade da agricultura gaúcha. A Cotriel foi representada pelos técnicos de Estrela Velha, Felipe De Franceschi e Adriano Dalcin, de Sobradinho.
No primeiro dia, os participantes puderam conhecer duas áreas experimentais da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Na área didático-experimental da várzea, o foco foi o manejo de arroz irrigado e a rotação de culturas utilizando a soja em áreas de várzea. Na área didático-experimental da Coxilha, foi possível visitar experimentos sobre plantabilidade, inoculação e produtos biológicos nas culturas de soja e milho.
Nesta terça-feira (28), a Caravana visitou o campus da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Eldorado do Sul.
Na manhã desta quarta-feira (28), a Caravana da RTC esteve visitando a NBN Sementes em Muitos Capões. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer a história, estrutura e o trabalho desenvolvido na NBN Sementes pelo fundador da empresa, Narciso Barison Neto, e seus filhos.
No período da tarde, a caravana deslocou-se à cidade de Passo Fundo, na Embrapa Trigo, onde participaram de uma palestra sobre inoculantes e bioestimulantes no sistema de produção da soja, ministrada pelo pesquisador Marco Nogueira, além de serem apresentados aos ensaios desenvolvidos na área experimental.
Quinta-feira (30), último dia do evento, o cronograma teve uma visita a produtores em Sarandi e Panambi, na área experimental da Cotripal, finalizando com palestra e jantar de encerramento na Cooperativa Central Gaúcha Ltda. – CCGL.