Publicada: 17/11/2021
quarta-feira, 17 de novembro de 2021
Fonte: Setor de Comunicação
Nesta terça-feira, 16, a Norma Regulamentadora 17 – NR-17, anexo I foi tema de treinamento. A Norma estabelece parâmetros e diretrizes mínimas para garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores em operação de checkout de comércios varejistas, supermercados e atividades semelhantes. Pela manhã, foram capacitados colaboradores do Mercado de Salto do Jacuí. Á tarde, foi a vez de operadores dos Mercados Centro e Sede de Espumoso. O curso foi conduzido pelo ergonomista e fisioterapeuta do trabalho, Marcelo Ribeiro, da empresa Ergonomics, de Sarandi.
Segundo Marcelo, os equipamentos e ferramentas utilizadas pelos operadores na execução de suas atividades devem estar sempre em condições adequadas de uso, posicionados dentro da área de alcance e visão, de forma que favoreçam a movimentação sem exigência de força, pressão, preensão, flexão, extensão ou torção dos segmentos corporais, além de possuir sistema que garanta segurança contra acidentes de origem mecânica ou elétrica, atendam 90% dos trabalhadores, permitindo liberdade dos movimentos, boa postura e acomodação dos segmentos corporais para trabalho em pé e sentado, possibilitando regulagens de altura e suporte lombar, evitando movimentos de flexão e torção do tronco, com ou sem carga, e suporte para os pés independente da cadeira.
No treinamento, ainda são esclarecidas questões como atendimento de pessoas idosas, gestantes, portadoras de deficiência ou incapacidade funcional, quantidade de terminais de checkout que sejam compatíveis ao fluxo de clientes, intervalo de jornada e para refeições, sendo que os trabalhadores envolvidos com atividade de checkout devem receber treinamento a fim de aumentar seu conhecimento relacionado à sua atividade de trabalho e promoção de saúde, contendo noções de prevenção e fatores de risco relacionados à atividade desenvolvida. Todo treinamento, desde sua elaboração à avaliação dos resultados, deverá contar com a participação das equipes de Segurança e Medicina do Trabalho e Comissão de Prevenção de Acidentes e Riscos Ambientais.