novidades

noticias

Publicada: 19/12/2012

Trigo: Argentina reduzirá ainda mais o excedente exportável

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Segundo o diário argentino La Nación, reunião ocorrida ontem entre governo e agentes da cadeia do trigo teve resultado especulado em recorte de 80% no volume já liberado de licenças de exportação passando de 5 para 4 milhões de toneladas no ano-safra argentino 2012/13 (dez/12 a nov/13). Isto ocorre em função de recentes revisões de produtividade baixarem das 10 milhões de toneladas com prognósticos já chegando a 9,8 milhões de toneladas a serem colhidas naquele país.

Além disso, vimos as notícias ainda extra-oficiais (imprensa local chama de acordo de cavalheiros) para embarque de apenas 2 milhões de toneladas entre janeiro e fevereiro/13, com nova reunião em 6 de março para discussão da liberação do restante da cota (2 milhões segundo estimativas atuais ou quem sabe mais dependendo do volume a ser colhido). Não há pronunciamento oficial nos órgãos do governo argentino para estas determinações até o presente momento.

Como temos comentado em nossa sessão de Trigo Argentina (exclusivo a assinantes) o último reporte da colheita argentina se reporta ainda a menos de 50% da área colhida. No entanto, na última semana relatava-se piora na qualidade e quantidade pela incidência de doenças. A demanda de importação de trigo no ano-safra é de 7 milhões de toneladas, sendo a Argentina o maior fornecedor de trigo ao nosso país

Confira mais informações no site da AF News


(Fonte: Notícias Agrícolas com informações  AF News)