Publicada: 08/09/2015
terça-feira, 8 de setembro de 2015
O anúncio da 26ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz no Rio Grande do Sul, para a safra 2015/2016, foi feita na última sexta-feira (04/09), na Casa do Instituto Rio Grandense do Arroz (IRGA), localizada no Parque Assis Brasil, durante a Expointer.
Na coletiva de imprensa os presidentes Guinter Kantz, do IRGA e Henrique Dornelles, da Federarroz, anunciaram que o evento da colheita oficial vai acontecer de 18 a 20 de fevereiro de 2016, no município de Alegrete. Guinter Kantz nos informa que a 26ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz terá a participação de produtores do Uruguai e Argentina, cujos métodos de plantio são semelhantes aos praticados no estado. No evento será dado destaque à produção de arroz da fronteira oeste do RS, que é considerada a maior do continente americano.
Na coletiva de imprensa os representantes da cadeia arrozeira no estado deram destaque à possível redução de 5% na área a ser plantada para a safra 2015/2016. Não faltaram críticas ao governo federal que, em decorrência de ajustes fiscais, retirou as linhas de crédito para o pré-custeio da safra atual.
De acordo com informações de Henrique Dornelles, presidente da Federarroz, até o mês de junho, houve redução de 30% nos negócios feitos pelos produtores gaúchos, na comparação com o mesmo período do ano passado. Mesmo com alta dos juros e dificuldades para obter crédito, o presidente da Federarroz aconselha ao produtor não reduzir tecnologia, sob o risco de perder na produtividade.
A safra de arroz 2015/2016 no Rio Grande do Sul preocupa o presidente do IRGA, Guinter Kantz. Em sua opinião será um ano difícil em razão de eventos climáticos como o El Niño associado a uma conjuntura interna de dificuldades fiscais no país como alta nos custos de insumos, alta do dólar e restrições nos créditos bancários.
O plantio da safra 2015/2016 de arroz no Rio Grande do Sul se inicia nos primeiros dias de setembro. A previsão inicial é que a área total plantada no estado chegue a 1.083.000 hectares, confirmando a redução de mais de 5% em comparação com a área plantada na safra anterior.
(Fonte: Edson de Souza para a Rede Gaúcha de Rádios do Interior)