novidades

noticias

Publicada: 09/08/2014

Agricultura de Precisão da Cotriel é referência para projeto da CCGL

sábado, 9 de agosto de 2014

Na manhã da última terça-feira, 05, na Sala de Reuniões, aconteceu uma reunião para tratar do Programa de Agricultura de Precisão Cotriel – AP Cotriel Programa Elite. O encontro contou com a presença da Cooperativa, como o gerente do Departamento Técnico, Cristiano Corazza, os técnicos do setor de AP, Edival Winck, Lucas Provensi, Lisandro Fernandes e Vilmar Stefanello e o representante da empresa APMAX Latina, que executa o programa juntamente com a Cotriel, Leonides Covary.

Segundo Cristiano Corazza, o objetivo de a CCGL em conhecer o programa de AP da Cotriel é realizar uma troca de experiências com a Fundação e as demais cooperativas: “Este serviço oferecido pela Cooperativa aos seus associados, cresce 7 mil hectares por ano e atualmente abrange 17% da área plantada em toda a nossa região de abrangência. Até 2020 pretendemos chegar a 50% das propriedades dos sócios.

Cristiano disse ainda que para a Cotriel e produtores, é fundamental buscar novas tendências e tecnologias ou em pouco tempo sairemos do mercado, que a cada dia que passa torna-se mais competitivo. A parceria com a CCGL não é apenas no sentido de atender as nossas demandas, mas que também possamos contribuir com novas ferramentas, como os mapas de produtividade, que, juntamente com a atuação dos nossos técnicos do Programa Elite, os técnicos da Unidades, têm proporcionado ganhos importantes aos nossos produtores” o que prova que o trabalho em conjunto é que gera resultados”, enfatizou..

O pesquisador da CCGL, Dr. Jackson Fiorin, destacou que o trabalho da Cotriel em termos de agricultura de precisão é referência. Durante reunião do Conselho de Grãos, da qual a Cooperativa faz parte, surgiu a importância de retomar Projeto Cooperativo de Agricultura de Precisão – APcoop, iniciado em 2007 pela insituição e que este ano será retomado, após um tempo parado. “Uma das novas tendências da AP refere-se aos mapas via satélite da propriedade, que mostram a real situação das áreas.

Para Jackson Fiosin, a credibilidade que os associados emprestam ao sistema chamou a atenção e fez com que a CCGL estivesse aqui, para levar esta experiência às demais cooperativas atendidas por nós. "Mais tarde poderemos fornecer ainda mais subsídios técnicos ao sistema cooperativo através da realização de cursos e treinamentos e dias de campo sobre esta ferramenta, mostrando que é possível melhorar ainda mais o que já é bem feito pelo agricultor”, lembrou.