novidades

noticias

Publicada: 05/11/2019

Aprendizes Cooperativos começam a prática na Cotriel

terça-feira, 5 de novembro de 2019

Fonte: Setor de Comunicação

Na última segunda-feira, 04, 77 adolescentes de Espumoso, Alto Alegre e Campos Borges começaram a prática nos setores da Cotriel.

Este ano, a recepção foi diferente.  O presidente, Leocezar Nicolini, juntamente com os assessores Antonio Carlos dos Santos, de agronegócios, Antonio Donizeti Fermino, de segurança, Marcelo Drum, operacional, Cristiano Corazza, grãos e fomento, e Ana Beatriz Gava, administrativa, apresentaram os seus setores para os jovens.

   Na abertura, a coordenadora do programa na Cotriel, a analista de recursos humanos, Fátima Durigon enfatizou que o Aprendiz Cooperativo é uma importante porta de entrada para o mercado de trabalho e que os jovens terão seu tempo de crescer: “A geração de agora quer tudo muito rápido, mas se cada um se empenhar conseguirão crescer tanto na Cotriel quanto no mercado de trabalho”, lembrou.

 

 

 

 

Antonio Carlos dos Santos, assessor de agronegócios há oito anos e com 36 anos de Cotriel em sua mensagem disse que jamais se deve baixar a cabeça para a primeira dificuldade e ter energia e comprometimento: “Somente no dicionário é que sucesso vem antes do trabalho. É preciso se empenhar e galgar o seu posto degrau a degrau para conquistar suas metas”, afirmou.

 

 

 

 

Antonio Donizeti Fermino, assessor de segurança, uma das mais novas assessorias e que está há cinco anos na Cotriel lembrou que por mais que às vezes o setor passe despercebido, os jovens devem se perceber com sigilo e ética profissional: “Vocês estão começando uma carreira e devem sempre se pautar por uma conduta que os destacará dentro da Cooperativa”, disse.

 

 

 

 

Marcelo Drum, assessor operacional há cinco anos e com 21 anos de Cotriel, apresentou as atividades de sua área. Ele utilizou seu exemplo como forma de ilustrar como é possível crescer na Cooperativa: Iniciei no supermercado, depois loja de ferragens, compras gerais, onde fiquei por 16 anos e cheguei nesta área onde estou, acompanhando a trajetória de muitos colegas. Como disse Michael Jordan, o talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”, finalizou ele em sua explanação.

 

 

 

 

Cristiano Corazza, assessor de grãos e fomento há cinco anos e com 14 anos de Cotriel demonstrou o papel da área técnica, insumos e grãos, que foi responsável em 2018 por 72% do faturamento da Cooperativa.

 

 

 

 

 

 

Ana Beatriz Gava, assessora administrativa falou das áreas que abrange em sua assessoria e se colocou à disposição dos jovens aprendizes para que esclareçam dúvidas sobre a Cotriel ou quaisquer outras questões do Programa.

 

 

 

 

 

 

 

 

Por fim, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini ressaltou a importância deste projeto a fim de fomentar novos profissionais para Cotriel e prepara-los também para o mercado de trabalho: “Sempre terá oportunidade para quem quer buscar conhecimento, ter responsabilidade e comprometimento e acreditar no cooperativismo e na cooperação. Com as mídias sociais, internet e a tecnologia, vocês tem todas as possibilidades de se desenvolver. É preciso não só olhar para a árvore e sim para floresta, pois crescer juntos é o princípio da Cotriel e do cooperativismo.

 

 

 

 

 

Ao final, os jovens foram conduzidos pelos gestores aos setores que irão trabalhar na Sede e nas Unidades de Alto Alegre, Campos Borges, Depósito e Serra dos Engenhos.

O Aprendiz Cooperativo é desenvolvido na Cotriel, coordenado pelo Sescoop/RS e executado pela  Cooperativa dos Profissionais em Educação do Estado do Rio Grande do Sul -Coeducars, responsável pela formatação das disciplinas e contratação dos professores. O programa  é realizado em cumprimento à  Lei nº 10.097/2000, que determina a estabelecimentos de qualquer natureza terem uma quota de 5% de jovens aprendizes. São 77 adolescentes distribuídos em três turmas e que irão intercalar aulas  práticas e teóricas que são realizadas no Colégio Ryu Piégas da Silveira,  até fevereiro de 2021.  A carga horária de 1000 horas/aula, divididas 400 horas de teoria e 600 de atividades práticas. Os estudantes são remunerados  e tem a Carteira de Trabalho assinada.