novidades

noticias

Publicada: 18/03/2022

Aprendizes Cooperativos do Campo da Cotriel apresentam projetos

sexta-feira, 18 de março de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Quatro  jovens aprendizes do campo da Cotriel participaram de um evento promovido pelo Sistema Ocergs/ Sescoop e Coeducars no último dia 10 de março durante a Expodireto.  Eduardo Hefler, de Alto Alegre,  demonstrou a criação de galinha consorciada com horta,  Ingridi Ottoni, de Rincão do Bugre: agricultura sustentável; Julia Zuchelli, do Alto Tigreiro, criação de abelhas sem ferrão e Milena Bigaton, do Arroio da Prata, criação de galinhas. Todas as iniciativas já estão sendo realizadas nas propriedades de suas famílias, inclusive gerando resultados financeiros às mesmas.

Os alunos foram recebidos pelo presidente da Ocergs, Vergilio Périus e acompanhadas pela presidente da Coeducars, Fátima Hallal e a professora do curso, Inque Schneider. A analista de Recursos Humanos da Cotriel, Fátima Durigon representou a Cooperativa na visita.

Para Fátima, foi um momento de reconhecimento pelo empenho e esforço de todos que estão envolvidos na realização do programa Aprendiz do Campo; “Buscamos, com este evento, reforçar o sentimento de pertencimento e valorização dos jovens que buscam desenvolver na prática ações que acreditam ser transformadoras para a propriedade rural da qual estão inseridos, somando assim para o maior proposito que nossa cooperativa busca que é a qualificação estes jovens para uma gestão eficiente, e promover assim sua permanência no campo e a sucessão familiar”, destacou Fátima.

Programa Aprendiz Cooperativo do Campo

O Programa Jovem Aprendiz Cooperativo do Campo é um projeto do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, que atende as cooperativas agropecuárias com cursos de aprendizagem em atividades dirigidas aos jovens filhos de associados, estimulando a permanência dos mesmos no campo e promovendo a sucessão familiar. O curso é realizado através da parceria entre a Coeducars e Cotriel.

Serão realizadas um total de 1104 horas, que iniciaram em 14 de junho de 2021 e tem término previsto para 16 de novembro de 2022. Serão um total de 17 Unidades Temáticas: Cidadania e Trabalho, Cooperativismo, Empreendedorismo, Formação Humana e Científica, Informática, Contabilidade, Linguagem e Comunicação, Matemática Comercial e Financeira, Educação Ambiental, Cultura de Grãos, Acesso ao Crédito e Garantias, Gestão de Pequenas e Médias Propriedades, Carnes e Derivados, Cadeia Produtiva de Leite. Hortaliças, Fruticultura e Práticas.

Em função dos protocolos de segurança devido a pandemia da coronavírus, às 552 horas teóricas serão virtuais, sendo que as demais teóricas consistirão no projeto, que deverá envolver a propriedade do aluno.