Publicada: 08/04/2022
sexta-feira, 8 de abril de 2022
Fonte: Correio do Mate
O Programa Café com Negócios do Jornal Correio do Mate desta segunda-feira, 04 de abril, recebeu o Administrador de Empresas, Marcolan Prates, Coordenador do setor de Martketing e Inovação e o Engenheiro Agrônomo Cristiano Corazza que atua na liderança do grupo de inovação na Cotriel, para justamente comentarem sobre a implantação deste novo setor da Cotriel e sua importância. Marcolan está na Cotriel há 23 anos e Cristiano há 16 anos. A entrevista completa o leitor pode acompanhar lendo o QR Code com o celular e assistindo em vídeo na página do Correio do Mate, no Facebook aqui abaixo.
Crescer no mercado de trabalho
Para Marcolan o crescimento de um profissional dentro de uma empresa é gradativo. “Vejo que as oportunidades elas aparecem para quem procura se desenvolver e trabalhar. Porque não adianta ter grande conhecimento e aperfeiçoamento se não saber colocar em prática. Por isso hoje se necessita de profissionais com conhecimento e pró-atividade para se doar naquilo que se está realizando.
Para Cristiano o profissional tem que ter amor pelo que faz. “A Cotriel te instiga a crescer e te oferece muitas oportunidades. Ela nos proporciona treinamentos, e inclusive especializações. Temos grandes oportunidades e o crescimento ele é aos poucos, portanto o profissional deve amar a atividade que realiza, por mais graduado que você seja você tem que fazer o que gosta. Acordar e trabalhar com prazer. Assim com certeza as oportunidades irão surgir”, salienta.
Faturamento recorde da Cotriel
Em 2021 a Cotriel teve mais de 1,7 bilhões em faturamento. Recorde histórico para a cooperativa e ainda em meio a uma pandemia. “Esse resultado não caiu do céu foi algo conquistado por muito trabalho e trabalho de todos sem distinção”, pontua Marcolan.
Segundo ele todos que fazem parte da cooperativa, sendo liderança, colaboradores e associados fazem parte dessa grande conquista. “Atrás de cada grande conquista é porque teve um diferencial no desenvolvimento do trabalho sendo ele no atendimento, na execução, na criatividade, na estratégia, na empatia, o desenvolvimento de um bom trabalho com o produtor associado, ou seja, o todo agiu em favor incluindo o agronegócio com os bom preço das commodities, para esse faturamento recorde acontecer”, salienta Marcolan.
Setor de Marketing
“A estruturação do departamento de marketing aconteceu para que pudéssemos trabalhar de forma mais profunda o nome da instituição e seus produtos”, evidencia Marcolan.
Segundo Marcolan o aceite da Cotriel por esse trabalho mais específico foi expressivo por ver que existia essa necessidade de trabalhar com exclusividade o mercado. “E um departamento bem estruturado e organizado com pessoas focadas no desenvolvimento de seu trabalho vai poder dar um suporte maior para a empresa, montando as estratégias e executando”, pontua.
Relata que o setor teve deu início em novembro de 2021. “Então no ano passado fui convidado para organizar o setor. Desta forma montamos um projeto e o enviamos à diretoria. Com a aprovação começamos a estruturar o departamento buscando pessoas para trabalhar na área da criação, marca e designer para que pudéssemos então atuar de forma estratégica, um time para trabalhar pelo resultado, para ser apoio que ajuda as demais áreas e a empresa a chegar ao seu objetivo”, salienta Marcolan.
Inovação
Para Cristiano a inovação nada mais é do gerar um serviço novo que atenda as necessidades de quem esta recebendo o mesmo. “A inovação ela tem que gerar valor para quem oferece e para quem recebe o conhecimento, para assim gerar uma ação diferenciada”, explica.
Para ele a Cotriel é uma empresa que inova bastante, isso mesmo antes de ser executado o programa de inovação. “Uma dessas inovações é o aplicativo que a loja de ferragens trabalha onde consegue realizar a fidelização do associado”, relata.
“Na realidade o programa de inovação surgiu para alinhar esses processos criativos e para dar suporte a todos os projetos. Muitas vezes a pessoa de um determinado setor tinha uma inovação em mente, mas não tinha para quem falar ou que a auxilia-se nesse processo para ser colocar em pratica, mas gora tem”, salienta.
Segundo Cristiano o início desse programa de inovação se deu por meio de um comitê com o objeto de ajudar nos processos internos da cooperativa e fazer com que as pessoas façam diferente, ou seja, vir a pensar fora da caixa. “São dez ações que já estão sendo dissiminadas dentro da Cotriel e uma delas é o “Banco de Ideias” que é a nossa menina dos olhos. Onde o colaborador pode dar a sua opinião por meio de um aplicativo sobre algo, ou seja, uma democratização. ”, pontua Cristiano. Segundo ele já são mais de 300 ideias apresentadas.
SmartCoop
“É uma plataforma de inovação onde o produtor acessa seus dados informacionais na comodidade de sua casa. Ele pode acessar dados técnicos e econômicos em tempo real”, explica Cristiano.
Essa ferramenta segundo ele além de proporcionar comodidade oferece ao produtor segurança em seus dados. “É cômodo para o produtor acessar a cooperativa em seu telefone celular. Ele terá acesso às informações que desejar de forma mais rápida e segura. Neste aplicativo se tem acesso as 29 cooperativas da região, visto que cada cooperativa tem a sua plataforma fechada, onde cada produtor terá acesso a plataforma da sua cooperativa promovendo a segurança de acesso aos seus dados”, especifica Cristiano.
Foto: Da esquerda para a direita Marcolan Prates e Cristiano Corazza
Crédito: Gemerson Santos/ Correio do Mate