Publicada: 13/07/2012
sexta-feira, 13 de julho de 2012
Nesta quinta-feira (12), Os futuros da soja, do milho e do trigo voltaram a exibir boas altas na Bolsa de Chicago. O pregão começou com a oleaginosa parcialmente sem direção, operando em campo misto, porém, buscando uma recuperação. Quem liderou os ganhos na sessão de hoje foi o trigo, subindo quase 30 pontos ao longo do dia e encerrando o pregão com ganhos de pouco mais de 20 pontos, fator que também estimula o avanço dos mercados vizinhos.
Na sessão desta quarta-feira (11), o mercado internacional de grãos passou por um dia de severas realizações de lucros mesmo diante de um relatório parcialmente altista do USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). O departamento norte-americano reduziu suas estimativas para a produção e o rendimento da soja e do milho nos EUA. Ao mesmo tempo, reduziu suas projeções para o consumo, fato que, segundo analistas, teria incentivado a baixa no mercado.
Hoje, a reação dos preços veio com os investidores voltando suas atenções, novamente, para essa expressiva redução da produção norte-americana e para as previsões climáticas que indicam mais dias quentes e sem chuvas nos Estados Unidos, castigando ainda mais lavouras no Corn Belt.
O modelo climático europeu continua indicando uma continuidade dessas condições climáticas adversas para os próximos dias. "O sistema europeu indica um clima completamente seco e ele tem acertado, e ele continua afirmando que o clima segue muito ruim para o Meio-Oeste norte-americano", disse Daniel D'Ávilla, analista de mercado da New Edge Consultoria.
Além disso, dados do USDA de exportações semanais de milho e soja acima das expectativas também serviram de impulso para as altas dos preços em busca dessa recuperação.
(Fonte: Notícias Agrícolas)