novidades

noticias

Publicada: 25/11/2019

Cerca de 70% da área de soja já foi plantada na região da Cotriel

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Fonte: Setor de Comunicação

O plantio de soja seguiu de forma intensa na região da Cooperativa. Com mais de 200 milímetros de chuva já registrados nos primeiros dias do mês, com o tempo firme registrado desde o feriado de 15 de novembro, até a última sexta-feira, 22, grande parte do plantio, que estava atrasado andou consideravelmente.  

Segundo o gerente de insumos , Amarildo Provensi, as chuvas intensas prejudicaram a produtividade e o pH do trigo: "O cereal não teve  o desenvolvimento que esperávamos  baixaram significativamente a qualidade do trigo, que chegou à uma produtividade média de 50 sacos e um pH de 72, 73, sendo que somente os primeiros materiais que escaparam a chuva intensa tiveram este índice acima de 78” e com altas produtividades, afirma.

O gerente de grãos,  Odelcio Hartmann, informou que mais uma vez foi feito um grande esforço em todas as unidades para manter a qualidade do cereal. “Entre maio e outubro a precipitação foi de 1177 milímetros, 256 milímetros a mais que no ano passado, sendo que o destaque foi para a chuva de outubro, onde em alguns locais foram mais de 500 mm. Todas as  áreas plantadas na Sede e Unidades foram colhidas na última semana e entre as 14 variedades de trigo na região de abrangência da Cooperativa a que mais predomina é a cultivar Sinuelo. Nossa meta é sempre conservar o grão e manter a sua qualidade, trabalho feito em todas as Unidades”, lembra.

Quanto à soja, o sol registrado esta semana colocou em dia o plantio que estava atrasado. Amarildo enfatizou que cerca de 70% dos 155 mil hectares que de soja, distribuídos entre as 13 Unidades e dois postos de recebimento da Cooperativa, já foram plantados e que o auge do plantio se dará entre a segunda quinzena de novembro e os primeiros dias de Dezembro: "O zoneamento recomendado para o plantio da soja iniciou em 20 de Outubro e vai até meados de Dezembro. Nos últimos cinco anos o ciclo dos nossos materiais vem encolhendo, passando a ser de no máximo 120 dias, alguns até 110 a 115 dias. Por isso, a importância de se respeitar as épocas de plantio, tanto pela questão do zoneamento, quanto das características dos materiais. A cultivar Ativa, que é plantada em mais de 50% de toda a nossa área de abrangência é um material que além de ciclo curto, tem ciclo determinado, ou seja, por uma floração mais encurtada, em relação à  outros materiais, antecipando  ou atrasando muito o seu plantio, vai prejudicar seu desenvolvimento. De toda esta área deste cultivar, estiamos que 40% da área destinada ao ativa já foi semeada.  É importante escalonar o plantio, e mesmo que se faça isso temos de olhar para o céu  torcer para que as chuvas em cima do plantio não sejam tão severas O sucesso da lavoura depende de uma boa semeadura e dessecação, e procurar seguir as recomendações, e para isso temos um Departamento Técnico bem preparado em todas as nossas unidades", frisou.  

 Alguns produtores como Paulo Cesar Corazza, Guilherme Puhl, Tiago Corazza e Joarez Marchioretto de Alto Alegre, Edson Garaffa, de Espumoso e Setembrino Ghuzi e Idanir Barbosa de Campos Borges, explanaram o cenário do plantio, em visita que fizemos à eles em suas propriedades. Ao longo dos próximos dias estaremos conversando com eles.