novidades

noticias

Publicada: 17/04/2013

Cerca de 70% da soja na área da Cotriel já foi colhida

quarta-feira, 17 de abril de 2013

O gerente do departamento técnico da Cotriel, Engenheiro Agrônomo Cristiano Corazza, estima que após as chuvas registradas a colheita em toda a área de abrangência esteja praticamente concluída até a segunda quinzena de abril: “Os cultivares nessa safra diferiram sensivelmente seu ciclo em relação a 2012, devido as condições adequadas ao seu desenvolvimento e principalmente às chuvas regulares no período reprodutivo, o que permite que cada cultivar desempenhe na integra seu potencial fisiológico, proporcionando ótimos rendimentos e qualidade de grão superior”. Atualmente, os produtores cada vez mais equipados com máquinas modernas, realizam uma colheita rápida e com melhor qualidade. As Unidades da Cotriel próximas aos produtores irão proporcionar que boa parte da safra seja colhida em até 30 dias, variando de região para região”. Este ano, a área destinada à soja teve um pequeno aumento em relação a 2012, mostrando a importância dessa oleaginosa para a economia e o desenvolvimento de nossa região. Para Cristiano Corazza, a perspectiva de produtividade, embora os transtornos como doenças fúngicas, (ferrugem e oídio) e a escassez de chuva no início do ano, são animadoras: É cedo para dizer, mas tomando por base as informações dos produtores de toda a área de abrangência, a produtividade aproxima-se de 55 sc/ha de média geral, consideravelmente maior que 2012.

Recebimento da safra cada vez mais ágil

Com a instalação de tombadores em algumas Unidades a descarga melhorou bastante , segundo o gerente de grãos da Cotriel, Odélcio L. Hartmann nas demais unidades que ainda não dispõem de tombadores foi aumentado o número de pessoal na descarga para o associado ou cliente não perder tempo .
Estamos também aumentando a capacidade de toneladas de nossos elevadores,fitas trasportadoras de grãos e automatizando as máquinas de limpeza , isso também vai dar mais agilidade no recebimento.
Ainda se formam filas na entrada da balança e moegas ,pois o produto vem muito concentrado por hora, tem dias que recebemos acima de nossa capacidade, estamos avaliado nesta safra o que temos que melhorar ,sabemos que temos que melhorar o fluxo de entrada de produto das moegas com as demais instalações que fazem parte do proceso de recebimento de grãos.
Também pelo segundo ano consecutivo estamos usando mão de obra feminina no recebimento de grãos com expectativa de aumentar o número de mulheres cada safra: “Nos surpreendemos com os bons resultados que elas estão proporcionando, pois sabemos o quanto elas são concentradas no seu trabalho. Apesar de à primeira vista ser diferente, todos compreendem e sabem que a Cotriel cumpre a legislação. Estamos trabalhando para proporcionar aos nossos associados e clientes para que entreguem a produção na Cooperativa, o que tem acontecido. Agradecemos a confiança que está sendo depositada e que continuem acreditando no trabalho de toda a Cotriel”, finalizou.