novidades

noticias

Publicada: 13/05/2022

Com o tema “Empreendedorismo Rural Sustentável” é lançado o Projeto Cotriel Educando para o Campo 2022

sexta-feira, 13 de maio de 2022

Fonte: Setor de Comunicação

Na manhã desta quinta-feira, 12, aconteceu na sala de reuniões da Cooperativa a apresentação do Projeto Cotriel Educando para o Campo. A iniciativa tem o apoio da Cotriel e assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso, através das pedagogas Janesca Ozelame e Cristiane Vione. O público alvo são alunos do 6º ano. Este ano, o enfoque do projeto será o “Empreendedorismo Rural Sustentável”.

Do município, seguem participando  as escolas Augusto Peruzzo, do Pontão do Butiá, Emílio Henrique Schmitt, do Campo Comprido e Imaculada Conceição do Depósito. De Alto Alegre, a Escola Princesa Isabel, da comunidade de 13 de maio.  Campos Borges, com a Escola Menino Deus e Jacuizinho, as Escolas Leonel de Moura Brizola e Roberto Textor.  

                                  Cotriel e Secretarias de Educação ressaltam importância do programa

Na abertura, a secretária de Educação de Espumoso, Magali de Oliveira enfatizou os bons resultados obtidos no primeiro ano do projeto em 2021. Disse que o apoio da Cotriel é fundamental para que a iniciativa chegue aos alunos de Espumoso e região e agradeceu o trabalho da assessoria pedagógica da Secretaria para trabalhar o novo tema norteador, que é o Empreendedorismo Rural Sustentável.  

Logo após, Cristiane Vione, uma das coordenadoras do Projeto na Secretaria de Educação salientou que o novo momento do Cotriel Educando para o Campo amplia o trabalho realizado no ano passado. “As ações já foram grandiosas, as habilidades já foram desenvolvidas e muito e podemos ampliar estas oportunidades, pois os alunos buscam na escola este suporte. É possível buscar estratégias diferentes para trabalhar a natureza, o meio ambiente, a sustentabilidade. Por isso ao ampliar o leque do programa temos várias possibilidades em explorar o potencial das propriedades, gerando renda a partir do empreendedorismo, uma forma de incentivar os nossos educandos a permanecer no campo”, afirmou.

Janesca Ozelame destacou que uma mudança importante no programa este ano será que cada município poderá desenvolver o tema do Empreendedorismo Rural Sustentável de acordo com a sua realidade: “Estamos possibilitando que cada Secretaria, juntamente com a sua escola, molde o conteúdo de acordo com o que é mais adequado à sua região. Cada educandário terá um professor orientador, que construirá o programa dentro do seu ambiente, envolvendo a escola, alunos e pais”, disse.

Andreia Dalmolin, integrante da Assistência Social de Espumoso, apresentou uma série de ideias que podem ser trabalhadas dentro dos temas empreendedorismo e sustentabilidade. “Temos a parceria da Cotriel e a Secretaria de Educação, que são importantíssimas e outros tantos parceiros públicos e privados que podem ser buscados. Temos uma nova geração que não tem medo de se desafiar, e temos de aproveitar isso, para desenvolver neles este espírito empreendedor, que pode gerar bons resultados financeiros em sua propriedade”, lembrou.

Por fim, a assessora administrativa da Cotriel  e idealizadora do Projeto, Ana Beatriz Gava evidenciou o papel social da Cooperativa em manter a atuação nas escolas rurais e disse que isso só foi possível devido aos municípios terem aceito o desafio: “Temos um excelente trabalho que foi feito em 2021 quando passamos a atuar com o programa com a parceria das Secretarias de Educação de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges e Jacuizinho. Este ano temos um novo desafio de tornar estes jovens e suas propriedades cada vez mais empreendedores e com estas parcerias iremos conseguir cumprir esta meta”, salientou.

               Projeto terá formação de professores e oficinas com técnicos e veterinários da Cotriel e especialistas na área de sustentabilidade

O cronograma prevê ainda para o mês de maio a formação para os coordenadores pedagógicos e o professor orientador, em junho o ciclo de formação dos alunos do 6º ano. De junho a novembro, ocorrerá a construção e o desenvolvimento do projeto nas escolas e no dia 04 de novembro, acontecerá o encerramento com a apresentação do Projeto Empreendedor.

A coordenação do Cotriel Educando para o Campo será de Janesca Stefenon Ozelame e Cristiane Bonacina Vione, da Secretaria de Educação de Espumoso, que também é responsável pela coordenação pedagógica.

O apoio será da Cotriel e ainda participam além do município de Espumoso,  as cidades de Alto Alegre, Campos Borges e Jacuizinho.

Assista aqui a entrevista com a coordenadora do programa na Cotriel, Ana Beatriz Gava e a Secretária de Educação de Espumoso, Magali de Oliveira.

 

Assista aqui a entrevista com as coordenadoras do programa na Secretaria de Educação de Espumoso, Cristiane Vione e Janesca Ozelame.

Abaixo a entrevista com Andreia Dal Molin, da Assistência Social de Espumoso.