novidades

noticias

Publicada: 01/09/2021

Comitê de Inovação da Cotriel recebe visita do Inova RS Região Norte

quarta-feira, 1 de setembro de 2021

Fonte: Setor de Comunicação

Na última sexta-feira,  27 de agosto, a Cotriel,  representada pelo seu Comitê de Inovação e convidados, recebeu a visita dos representantes do programa INOVA RS vinculada a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Sict)

Na reunião o Inova RS da região Produção e Norte apresentou alguns programas e estruturação como o do Small Farm Hub e Agrotec Norte. Na oportunidade, foi formalizado o convite para a Cooperativa  participar ativamente e ser parceiro dos programas vinculados à Secretaria do Estado.

O que é o Agrotec Norte?

É um dos projetos prioritários que vai ao encontro da visão de futuro da região Produção e Norte. O objetivo é criar uma rede de inovação para as pequenas propriedades rurais da região. 

A intenção é da Cotriel atuar em parceiras nos grupos de trabalho do projeto Agrotec Norte. Estes grupos estão trabalhando em algumas frentes, como Mapeamento dos Desafios, Sensibilização e Capacitação e Startups e Spin-offs

Um dos principais focos é alavancar, em parceria do Inova RS, as pequenas propriedades e a agricultura familiar com participação da Cotriel em projetos vinculados ao programa do Small Farm Hub, que faz parte de uma das ações do projeto Agrotec Norte, a qual está alicerçada nos mecanismos dos ecossistemas naturais. Esse movimento tem como premissa o desenvolvimento sustentável, regionalmente equilibrado e intensivo em conhecimento que gere recursos a longo prazo num processo contínuo.

O que é o Small Farm Hub?

É um ambiente voltado ao desenvolvimento de soluções tecnológicas para pequenas propriedades rurais inteligentes. O objetivo é a conexão de empreendedores para troca de informações e a cocriação e fortalecimento das pequenas propriedades rurais através de parcerias público-privadas para inovação. 

O momento oportunizou a apresentação dos projetos prioritários da Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia. Possíveis futuras parcerias foram levantadas para o programa estadual e projetos municipais.

A Cotriel recebeu a equipe de gestores de Inovação da região Produção e Norte representada pelos integrantes, Bárbara Fritzen, Cleverson Signor e a Jéssica Mattana Habovski. Esse trio de gestores do INOVA RS tem, semanalmente, participado e coordenado reuniões com outras regiões do RS que possuem como especialização inteligente o Agronegócio. Os encontros entre as regiões Produção e Norte, Vales, Fronteira Oeste e Campanha, Noroeste e Campanha, Central e Sul têm por objetivo organizar eventos em conjunto, bem como realizar benchmarking entre as regiões com relação aos projetos desenvolvidos. E essas conexões entram no radar cooperação e inovação da Cotriel como oportunidade de desenvolvimento contínuo. 

Esse movimento encabeçado do Governo Estadual visa a incluir o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação a partir do engajamento e da construção de parcerias estratégicas entre a sociedade civil organizada e os setores empresarial, acadêmico e governamental – a quádrupla hélice.

Visão de Futuro da região da Produção e Norte no Programa Inova RS

Em 2030, a região da Produção e Norte do Rio Grande do Sul será referência latino-americana em inovação por meio de uma estratégia de especialização inteligente em tecnologias associadas ao Agronegócio e à Saúde.