novidades

noticias

Publicada: 11/04/2013

Cotriel - A sua segurança para receber a safra

quinta-feira, 11 de abril de 2013

O gerente do Departamento Técnico da Cotriel, engenheiro agrônomo Cristiano Corazza, salientou que este ano o produtor investiu de forma significativa em sua lavoura e colherá os frutos deste empenho.” Estimamos uma média de 50 sacos por hectare na área de abrangência da Cooperativa, um desempenho 20% maior do que no ano passado, quando a estiagem castigou a maioria das nossas áreas. Agradecemos ao nosso associado por ter nos chamado quando necessário, pois as pesquisas comprovam que uma boa assistência técnica representa um aumento de produtividade de dois a três sacos por hectare, sendo que este é mais um serviço que a Cotriel disponibiliza gratuitamente aos sócios”, ressaltou.
Na opinião do assessor comercial da Cotriel, Benjamin Basso Filho, a maturação vem ocorrendo de forma muito rápida e uniforme, propiciando que em 15 dias 70% das lavouras estejam colhidas: “Em regiões como Capão do Valo e Sobradinho, onde a área destinada às culturas de inverno é menor, o plantio começou mais cedo e a colheita está mais avançada e os rendimentos surpreendem”, assinalou.

Cotriel investe em infraestrutura para receber a produção

Conforme o plano de investimentos apresentado nas reuniões regionais aos associados, a Cooperativa pretende continuar melhorando as condições de recebimento e armazenagem dos produtos. Este ano, foram instalados tombadores nas Unidades da Serra dos Engenhos, Depósito e Capão do Valo, além da Sede, que tem o sistema desde 2011. Outras Unidades, na medida do possível, receberão estes investimentos. O vice-presidente da Cooperativa, Paulo Edemilson Parizotto, destaca que o ritmo das obras não irá parar este ano, pois os associados terão à disposição mais estruturas com melhorias significativas: “Em 2012, chegamos a ter 40 obras ao mesmo tempo e outras filiais, como Salto do Jacuí, Alto Alegre e Estrela Velha, em princípio, estão com perspectiva de terem tombadores e reformas nas suas estruturas, que precisam ser erguidas para que o equipamento possa ser instalado. Foram feitas pinturas, reformas e manutenções onde era necessário, pois entendemos que a questão visual também é importante”, destacou. Sobre o escoamento da safra, o qual os analistas veem como fator que pode mexer nos preços da soja, o vice-presidente entende que faltam estradas em condições e portos com mais agilidade para a exportação, mas no mercado da soja tudo pode acontecer: “O produtor deve analisar cada notícia com cautela”, destacou.

Cooperativa à disposição do produtor

O presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, conclama todos os associados a prestigiarem a Cooperativa: “Atualmente são 5800 associados que são donos do negócio e que estão convidados desde já a entregar em nossas 12 Unidades Regionais e Postos de Recebimento. Você, que é o dono da Cooperativa, é fundamental para fortalecer a Cotriel, entregando a sua produção, adquirindo insumos, ferragens e utilizando todas as estruturas, pois dela recebe durante todo o ano assistência técnica e veterinária e um acompanhamento em todos os momentos, sejam eles bons ou ruins. Tivemos em 2012 o melhor resultado econômico financeiro de nossa história e isto não foi mérito isolado da Diretoria, mas um trabalho sério de nossos funcionários e do respaldo do nosso quadro social. Associado forte, cooperativa forte”, encerrou.