novidades

noticias

Publicada: 07/06/2016

Cotriel: uma cooperativa constantemente envolvida em preservar o meio ambiente

terça-feira, 7 de junho de 2016

Instituída desde 1972 pela ONU e tornada lei no Brasil em 1981, a Semana do Meio Ambiente realizada anualmente de 30 de maio a 05 de junho tem um significado bastante importante para a Cotriel, Na missão, contida no seu Estatuto Social, está satisfazer seus associados, funcionários, clientes e fornecedores, sendo uma referência positiva em agronegócio e serviços, integrando-se à comunidade e zelando pelo meio ambiente.

Viveiro de Mudas comercializa e faz doações para escolas e entidades

Um dos setores que participa ativamente da vida da Cooperativa, quando se fala em meio ambiente, é o viveiro de mudas. Localizado na Sede, ele produz mudas de espécies que vão desde as frutíferas até as nativas, que são vendidas para o público em geral. As mudas, seguindo critérios estabelecidos, também são doadas para entidades e escolas de toda a área de abrangência da Cotriel.

Coleta de embalagens de agrotóxicos é destaque na região

Desde 2002, a Cotriel, sócia fundadora da Associação das Revendas de Pesticidas de Espumoso – Arpe, da qual fazem parte sete empresas que comercializam defensivos, realiza este importante trabalho. Pelo menos dois dias por mês na Sede e Unidades, acontecem, coletas de embalagens de agrotóxicos vazias, que devem estar triplicimente lavadas e com a tampa em um recipiente separado. O produtor leva somente nas datas estabelecidas na Unidade e no mesmo dia um caminhão, especialmente destinado para esta finalidade, recolhe e leva para a sede da Arpe, onde no dia seguinte as embalagens são levadas à sede da ARIA- Cimbalagens, em Passo Fundo, responsável por prensar estes recipientes e encaminhar para a reciclagem.
O gerente de insumos da Cotriel e administrador do posto da ARPE em Espumoso, Amarildo Provensi disse que a associação é uma das que mais tem contribuído na região para os bons números do reaproveitamento das embalagens vazias de agrotóxicos: “A reciclagem só tem crescido, passando de 50 toneladas em 2002, quando começamos a atuar para 177 toneladas em 2015, o que corresponde a 136 cargas de embalagens retiradas da natureza. Até maio, já havíamos recebido 44 toneladas de embalagens.

Área de reflorestamento em Campos Borges gera lenha utilizada nos secadores de grãos

A Cotriel não retira apenas recursos do meio ambiente, mas refloresta também. Há vários anos, em uma área de 39 hectares, localizada em Linha Ferrari, interior de Campos Borges é feito o plantio de eucalipto para a reposição florestal, que é extraído e utilizado nos fornos de secagem de grãos de todas as Unidades. Para atender a demanda de consumo, ainda é adquirida lenha de associados e empresas de reflorestamento.

Licenças ambientais de setores produtivos estão sempre atualizadas

Entre os setores de armazenagem, comercialização de insumos e as agroindústrias, todos têm suas licenças atualizadas e seguem as adequações determinadas pelas legislações em vigor. Conforme o responsável pelo setor de licenciamentos ambientais da Cotriel, Bértio Joel de Matos, são aproximadamente 40 licenças, se forem contadas as 12 unidades e suas atividades, bem como setores como Moinho, Fábrica de Ração, Frigorífico, Postos de Combustíveis, Posto de Leite entre outros: "Além de trabalhar com os órgãos oficiais, como Secretaria do Meio Ambiente- Sema e Ibama, aos resíduos gerados é dada a destinação final. No caso das lâmpadas, estas são enviadas para uma empresa especializada em descontaminação O recebimento de grãos também tem sistemas e equipamentos para a captação da poeira gerada, com vários filtros exaustores, que amenizam o lançamento destes resíduos na atmosfera. No Frigorífico, além da gestão dos poços artesianos utilizados para o abate e produção de carne, todos os dejetos gerados vão parar em uma estação de tratamento e retornam como água limpa para a natureza. Enfim, a Cotriel está sempre preocupada em seguir a legislação e estar em dia com o meio ambiente na Sede e nas Unidades", encerra dizendo Bértio.