novidades

noticias

Publicada: 09/07/2025

Cotriel avança na implantação do novo sistema Protheus com reunião estratégica

quarta-feira, 9 de julho de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde de terça-feira, 08 de julho, a Cotriel deu mais um passo importante rumo à modernização de sua gestão com a realização de uma reunião na Afeco, em Espumoso. O encontro reuniu gerentes e colaboradores de diversas áreas da Sede e Unidades para apresentar os próximos passos da implantação do novo sistema de gestão empresarial (ERP) Protheus, da TOTVS.

Na abertura, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini, destacou a importância dessa mudança para o futuro da Cooperativa. “A transição para o Protheus representa um avanço significativo na nossa forma de gerir processos e integrar setores, mirando mais eficiência, controle e agilidade”, afirmou.

Logo após, os consultores Josiel Lilge e Renan Torma, da empresa Jano – responsável por auxiliar na implantação do sistema – apresentaram o cronograma de treinamentos voltados aos colaboradores-chave. "Esses profissionais terão papel fundamental, pois serão multiplicadores do conhecimento nas suas respectivas áreas, repassando aos demais funcionários os procedimentos e funcionalidades do novo sistema, afirmaram.

Alceu Silveira, coordenador de projetos e serviços da TOTVS, detalhou o cronograma de execução do protótipo do sistema. Entre os dias 14 e 18 de julho, ocorrerão as primeiras atividades de familiarização, que envolverão diversos setores da Sede e das Unidades da Cotriel.

Durante a reunião, colaboradores que estão atuando como usuários-chave também compartilharam experiências e melhorias sugeridas até o momento. Cailene Brum, Fernanda Debortoli e Roverlei Passinatto abordaram pontos importantes como a adaptação de contratos que serão gerenciados através do novo sistema, assim como solicitações de serviços e também solicitações de compras, além de diversos outros itens que deverão ser contemplados no sistema.

Encerrando o evento, foram entregues os troféus de reconhecimento e demais premiações do Voa Cotriel, programa criado para estimular o aprendizado dos novos módulos do Protheus. “Mais do que um treinamento, o programa incentiva a familiarização com a nova ferramenta e premia os colaboradores que mais se destacarem na adaptação ao novo ERP”, ressaltaram os consultores Josiel e Renan.

Equipes premiadas no Voa Cotriel:

Times Destaques

Super Estrategistas – Mercado de Alto Alegre

Mentes Digitais – Mercado de Estrela Velha

Destaques Individuais

Caroline Borba

Fernanda Debortoli

Francieli Vaz

Roverlei Passinatto

Grupos

1º - Lua- Setores Auditoria, Financeiro e Vigilância da Sede

2º - C2J – Supermercado Sede e Centro de Distribuição

3º - Detec e Administrativo de Campos Borges

Top Individual

1º - Lucas Provensi – Unidade de Campos Borges

2º Cailene Brum – Vigilância e Segurança

3º - Juliana Pereira – Supermercado Sede

Para José Augusto Brunori, Assessor Executivo da Cotriel, a implantação do novo sistema ERP representa um passo essencial para a modernização e integração dos processos da cooperativa: “Estamos vivenciando uma transformação importante. O TOTVS Protheus traz uma proposta de maior agilidade, precisão e segurança nas informações, além de permitir uma melhor integração entre as áreas da Cotriel. A mudança exige empenho de todos, mas é um investimento que trará muitos benefícios a médio e longo prazo.”

Já Viviane Petter, programadora do setor de TI, destaca o desafio técnico da migração, mas também os ganhos em eficiência e usabilidade: “A implantação de um novo ERP é sempre complexa, principalmente em uma estrutura do porte da Cotriel. Porém, o Protheus oferece ferramentas mais modernas, com maior capacidade de customização e controle. O envolvimento dos usuários nesse processo é fundamental para que tudo ocorra da melhor forma possível.”

Alessandra Santos, gestora do setor de informática da Cotriel, destacou o papel estratégico do novo sistema. “A mudança para o ERP Protheus da TOTVS representa um momento importante na história da Cotriel, consolidando um modelo de gestão mais moderno, interligado e tornando a Cooperativa mais preparada para os desafios do futuro. A jornada de transformação já começou, e a participação de cada colaborador é essencial para o sucesso dessa transição”, finalizou.