novidades

noticias

Publicada: 19/08/2015

Cotriel e CCGL presentes à reunião da Associação dos Produtores de Leite de Sobradinho

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Na tarde da última quarta-feira, 29 de julho, na propriedade de Fabrício Arend, em Linha Carijinho, Sobradinho, aconteceu, a exemplo do que ocorre na última quarta-feira de cada mês a reunião da Associação dos Produtores de Leite de Sobradinho. Cerca de 30 produtores se fizeram presentes ao encontro, que desta vez teve um enfoque diferente. As palestras foram com representantes da Cotriel e Sicredi.

Na abertura, o médico veterinário e gerente do departamento de produção animal da Cotriel, Cláudio Gomes Antunes abordou o assunto “Influência da Nutrição na Produção do Gado Leiteiro. Entre os aspectos ressaltados, estiveram questões como a importância de proporcionar boa qualidade de alimentação, sobra e água para os animais e de se observar a pirâmide do gerenciamento, que inicia no manejo do solo, passando pela alimentação, sanidade, genética, instalação e equipamentos, eficiência produtiva e a ponta da pirâmide, a geração de renda e lucro.

Logo após, o zootecnista e representante técnico da CCGL na região, Thiago Vieira, abordou exclusivamente o assunto “Produção de leite a base de pastagem”. Em seu enfoque, Thiago alertou que apesar de ser importante, a silagem não é a única forma de alimentação que precisa ser usada. Disse ainda que, ao procurar a orientação de seu veterinário de confiança e , de acordo com a realidade da sua propriedade, o produtor de leite deve proporcionar uma dieta balanceada para os animais, dando na alimentação via ração apenas a quantidade de proteína suficiente para as necessidades diárias da vaca. Finalizou destacando a importância de uma adubação de cobertura para que a pastagem tenha qualidade.

A propriedade de Fabrício Arend possui um rebanho de 27 vacas, que juntamente com as novilhas que são criadas totalizam 47 animais. A área destinada à pastagem é de 12,8 hectares. Na propriedade ainda acontece a criação de suínos, galinhas e existe uma farta horta, na qual é usada para a sua alimentação, bem como são produzidos queijos para a venda. Na propriedade, a mão-de-obra é familiar, trabalhando o produtor, sua esposa e seu irmão.