Publicada: 23/05/2016
segunda-feira, 23 de maio de 2016
Na tarde da última quarta-feira, 18, os produtores da Aproleri (Associação dos Produtores de Leite do Rincão do Ivaí, Salto do Jacuí ) participaram de um treinamento, proferido pelos técnicos de campo da CCGL, que abordou sobre o tema “Qualidade do leite”. A reunião, na qual foi possível tirar uma série de dúvidas deste e outros assuntos com a CCGL, contou com 13 produtores que entregam mensalmente junto a Cooperativa cerca de 80 mil litros de leite.
Participaram do evento o encarregado do setor de comunicação, Roger Nicolini, o vendedor externo da Loja de Ferragens de Salto do Jacuí, João Francisco da Silva (Preto), e o técnico de campo da CCGL, Thiago Vieira, que deixa a região e passará a atuar em Santa Maria. Na ocasião foram apresentados os dois novos técnicos da CCGL que passam a atuar junto aos associados da Cotriel, que serão Eduardo Feltrin, em Espumoso e região e Roberto Morinel, que atuará em Salto do Jacuí e demais municípios próximos.
Ministério da agricultura prorroga por dois anos da IN 62
Depois de negociação entre autoridades sanitárias e lideranças do setor produtivo, foi anunciada, no último dia 03, em reunião convocada pelo Ministério da Agricultura, em Brasília, a prorrogação por dois anos dos novos limites para o leite previstos na Instrução Normativa 62, que entrariam em vigor em 1º de julho de 2016.
O texto regula os níveis de contagem de bactérias (Contagem Padrão em Placas - CPP) e Contagem de Células Somáticas (CCS), critérios importantes para definir a qualidade do leite produzido no campo. Com a decisão, os tambos brasileiros seguem operando com parâmetros de contagem máximo de 500 mil CS por ml ao invés de ver o controle acirrado para 400 mil CS/ml. Quanto à contagem de bactérias, o parâmetro continua em 300 mil UFC/ml ao invés de diminuir para 100 mil UFC/ml, como estava inicialmente previsto.