novidades

noticias

Publicada: 02/09/2021

Cotriel é convidada pela Secretaria de Inovação do Estado para fazer parte de mais um programa da pasta

quinta-feira, 2 de setembro de 2021

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde de quarta-feira, 1º de setembro, durante reunião on-line, a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado apresentou para a Cotriel o Programa STARTUP LAB.

A iniciativa consiste em um  plano de retomada econômica colocando a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento local. O programa visa a fortalecer o ecossistema empreendedor gaúcho, com foco na inovação aberta e intensiva em conhecimento, promovendo a conexão entre grandes empresas e startups do Rio Grande do Sul. Com isso a Cotriel planeja, a partir desta aproximação e da geração de novos negócios, a possibilidade de fomentar o crescimento econômico e a geração de emprego e renda.

Coordenação e supervisionado pela Secretaria Estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), o STARTUP LAB tem por objetivo de se aproximar de organizações como a Cooperativa, que estejam  interessadas em práticas de inovação aberta à startups, desenvolvendo soluções para os desafios das mesmas, visando cocriar um ambiente colaborativo de inovação e promover o desenvolvimento regional. Os principais benefícios  serão:  aproximação entre organizações para o desenvolvimento de uma cultura inovadora na região e no estado, oportunidade de encontrar rapidamente soluções aos problemas e dores da cooperativa e demais organizações, colaborar com o crescimento de startups do Estado e oportunidade de se envolver em um método comprovado de inovação.

Esse programa foi desenvolvido a partir da união dos objetivos e metas estabelecidos dentro do Programa Startup Lab, da Sict. Com ele, nasce o “Método STARTUP LAB hélice de inovação aberta para o estado do RS”, desenvolvido em parceria com o Instituto Hélice, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, o núcleo regional do Instituto Euvaldo Lodi do Rio Grande do Sul (IEL/RS) e o Conselho de Inovação e Tecnologia (CITEC). A execução do método conta ainda com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e da Rede Gaúcha de Ambientes de Inovação (REGINP) e do Programa INOVA RS.