Publicada: 03/10/2019
quinta-feira, 3 de outubro de 2019
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde de quarta-feira, 02, na área experimental da Cotriel, aconteceu mais uma tarde de campo de trigo. O evento, teve demonstração das cultivares das empresas Biotrigo Genética e OR Sementes, de Passo Fundo e Byotech do Brasil, de Casca. Mesmo com chuva, participaram cerca de 100 produtores e estudantes da região.
Bom desempenho das cultivares chama a atenção
Representando a empresa Biotrigo, o supervisor comercial Tiago De Pauli, apresentou os materiais, TBIO Capricho, Ponteiro, Audaz, Sonic, Aton, Astro, Energix, Energia e Lenox. Este ano, se destacaram as cultivares TBIO Audaz com uma excelente qualidade industrial e alto teto produtivo e TBIO Sonic, cultivar de ciclo superprecoce, com alto peso de mil sementes, e alto teto produtivo. A empresa lançou este ano o Tbio Ponteiro, que possui ciclo médio tardio recomendado para todos os níveis de investimento e a Tbio Capricho, de ciclo médio tardio, sendo tolerante ao herbicida, ajudando no manejo de plantas daninhas na pós-emergência.
A Biotrigo apresentou na área experimental cultivares destinadas para a pecuária leiteira. A Energia I é recomendada para produção de silagem e pré-secado com um ciclo médio, sendo que a sua principal característica é a ausência de arista proporcionando alta palatabilidade para os animais e elevado valor nutricional. Já a TBIO Energix é um mix de 2 das variedades Energia I e II, o que oferece um maior equilíbrio nutricional para os animais e assegura a produção de biomassa. Por fim, a TBIO Lenox é exclusiva para pastoreio dos animais, com excelente qualidade nutricional podendo se fazer até oito pastejos se bem manejado.
Raul Cechin da OR Sementes, que atua há 30 anos no melhoramento de trigo, falou a respeito dos materiais ORS 1403 Agile e Pérola. A cultivar 1403 é do perfil de trigo pão melhorador de ciclo médio; já a Agile é superprecoce com uma excelente sanidade e a Pérola, de ciclo médio com um alto potencial produtivo", enfatizou.
Silvania Garcia, da Byotech do Brasil de Casca apresentou dois cultivares: a BY esporão, caracterizada pela resistência, rusticidade , qualidade industrial e produtividade e a BY Anak, que tem alto teto produtivo e excelente sanidade.
Fotos: JE Acontece e Fernando Azevedo/ Rádio Planetário