Publicada: 06/07/2023
quinta-feira, 6 de julho de 2023
Fonte: Setor de Comunicação
Na tarde desta quarta-feira, 05 de julho, na Sala de Reuniões, Cotriel e a Universidade de Passo Fundo assinaram um Termo de Adesão. A Cooperativa passa a fazer parte do ecossistema do UPF Parque Científico e Tecnológico, em um mais um importante movimento de inovação aberta, se aproximando de startups que fomentem novas formas de inovação a serem utilizadas pela Cooperativa.. O UPF Parque conecta a pesquisa da Universidade a startups e grandes empresas potencializando a inovação, a fim de alavancar o desenvolvimento regional, fortalecendo as competências nas áreas da ciência, tecnologia e inovação a partir de projetos e ideias que tem como foco a vocação da região em agronegócios, saúde, educação e a prestação de serviços, interligando pessoas, universidade, empresas e governo.
Em sua manifestação, a reitora da UPF, Bernardete Dalmolin elogiou a história da Cotriel no cooperativismo e que o centro de inovação da Universidade vem de encontro à necessidade cada vez maior de modificar culturas e atrair mais os jovens para o segmento do ensino e do agro: “Fico muito feliz que podemos contar com o entusiasmo e o engajamento da Cotriel. É neste encontro com instituições que iremos crescer. Com a expertise da Cooperativa e a nossa estrutura temos muito a evoluir, pois a agricultura é uma das nossas raízes fortes. Que possamos andar mais rápidos junto com vocês e consigamos trazer os jovens para este universo”, disse.
O assessor de Marketing e Inovação, Marcolan Prates elogiou a UPF por se aproximar da região e das organizações, unindo a academia, pesquisa, modelos teóricos e as aplicações empíricas, destacando que a Cooperativa tem buscado desenvolver um ambiente cada vez mais receptivo à inovação, gerando conhecimento e avançando para diversas áreas.
Leocezar Nicolini, presidente da Cotriel enfatizou que os dirigentes têm uma responsabilidade muito grande com o futuro do cooperativismo: “ Precisamos ter a presença do associado e o jovem tem de enxergar valor e entender que faz parte do sistema. Só irão permanecer no mercado as Cooperativas que são inovadoras. As pessoas passam mas a Cotriel tem de ficar. Precisamos inovar e gerar resultados e fazer diferente e melhor para continuar nesta caminhada”, frisou.
Na ocasião, o Assessor de Grãos e fomento, Cristiano Corazza apresentou o programa de Inovação Cotriel Insights, abordou a participação da Cooperativa na concepção da plataforma Smartcoop e as demais ações previstas pelo comitê de inovação.
A Cotriel foi representada no ato também pelo Assessor Executivo, José Augusto Brunori, Agronegócios, Antonio dos Santos, os integrantes do comitê de inovação Alessandra dos Santos (TI), João Daniel Míssio (Qualidade), Vanderlei Marchioretto (Gerente da Unidade da Serra dos Engenhos), a assessora de planejamento, Rosane Pierezan, o gerente das Lojas de Ferragens, Dienes Keller e o Head de Inovação, Yusef Sad.
Além da reitora, a UPF foi representada no ato pela diretora do Parque Téo Girardi, a Head de Estratégia e Relacionamento do UPF Parque, Cassiane Chais e a responsável pela comunicação do UPF Parque, Daiane Crestani.
Entrevista com a reitora da UPF, Bernardete Dalmolin
Entrevista com o assessor de Marketing da Cotriel, Marcolan Prates
Texto e reportagens: Roger Nicolini
Imagens e fotos: Andreas Campo,