novidades

noticias

Publicada: 22/01/2024

Cotriel Educando para o Campo é contemplado com o Fundo Social do Sescoop/RS

segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Fonte: Ascom Sescoop RS e Setor de Comunicação da Cotriel

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do RS (Sescoop/RS) divulgou, nesta sexta-feira (19), os 15 projetos selecionados pelo programa Fundo Social para serem implementados em 2024. Para esta edição, o Conselho de Administração da entidade destinou ao Fundo Social R$ 3 milhões, sendo que cada projeto poderá receber até R$ 260 mil, nos casos de projetos de intercooperação entre quatro ou mais cooperativas. A previsão é de que os projetos selecionados beneficiem mais de 24 mil pessoas.

O Fundo Social apoia projetos ligados aos pilares “Social” e “Ambiental” da agenda ESG (Environmental, Social and Governance, na sigla em inglês) que representa a sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa nas áreas de educação, cultura, integração social, geração de renda e meio ambiente. Além disso, visa atender aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o 7º Princípio do Cooperativismo: Interesse pela Comunidade.

O Cotriel Educando para o Campo foi contemplado em oitavo lugar entre 15 iniciativas de cooperativas do Estado. Destinada a alunos do 6º e 7º ano, a iniciativa conta com a assessoria pedagógica da Secretaria de Educação de Espumoso que monitora os educandários do município. Já as escolas de Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Salto do Jacuí e Tunas são coordenadas pela Cooperativa dos Profissionais em Educação do Rio Grande do Sul -  Coeducars.

Os educandários participantes são: Escola Augusto Peruzzo, (Pontão do Butiá), Emílio Henrique Schmidt (Campo Comprido), Imaculada Conceição (Depósito), município de Espumoso; Princesa Isabel (Treze de Maio), de Alto Alegre,  Escola Menino Deus de Campos Borges e Leonel de Moura Brizola (Cidade) e Roberto Textor (Serra dos Engenhos), em Jacuizinho, Euclides Kliemann (Tabajara) e João Gonçalves Vieira (Capão Bonito), em Salto do Jacuí. A partir deste ano as Escolas Estadual Laura Claudat e a Escola Municipal Henrique Francisquet, de Tunas.

O projeto, que em 2024 entra em seu quarto ano no atual modelo, já atingiu mais de 2200 jovens e seus familiares nas comunidades. Preocupada com a questão da sucessão na propriedade, a Cooperativa segue apoiando as escolas rurais e investe no social, uma vez que é fundamental desenvolver jovens cada vez mais responsáveis e comprometidos com suas propriedades. O planejamento da edição deste ano prevê como tema norteador o “Empreendedorismo 4.0”, que irá envolver novas tecnologias para a agricultura em projetos como composteiras e cisternas. Fazer juntos pelo bem de todos é o que move a cooperação e também a Cotriel.

Confira no link abaixo o vídeo de divulgação do Cotriel Educando para o Campo, que está em nosso canal no Youtube.

Aqui a entrevista com a coordenadora do programa, Ana Beatriz Gava