Publicada: 23/09/2022
sexta-feira, 23 de setembro de 2022
Fonte: Setor de Comunicação da Cotriel
Nesta quinta-feira, 22 de setembro, a Cotriel implementou oficialmente o Projeto Incluindo e Acolhendo. A iniciativa foi lançada nas Unidades de Arroio do Tigre, Estrela Velha, Salto do Jacuí e Sobradinho. No ato, estiveram presentes a assessora administrativa, Ana Beatriz Gava, o encarregado do setor de Segurança do Trabalho, Jean de Quadros e a técnica em enfermagem do setor, Adriana Maciel, o encarregado do setor de comunicação, Roger Nicolini e o gerente da Unidade da Serra dos Engenhos, Vanderlei Marchioretto, que fez uma apresentação musical em cada momento do lançamento.
Em cada filial, jovens integrantes da APAE irão trabalhar em algumas atividades. Em Arroio do Tigre e Sobradinho, foram montadas hortas junto às filiais. Já em Estrela Velha e Salto do Jacuí, a atuação será nos Supermercados e Setor Administrativo. O trabalho será diário, no turno da tarde, com remuneração e benefícios, como vale-alimentação e carteira de trabalho assinada de acordo com o que é ofertado aos demais colaboradores da Cotriel. O transporte para cada local de trabalho será feito pela APAE.
Nas Unidades, os gerentes Leandro Fernandes, de Sobradinho, Sebastião Mendes, de Arroio do Tigre e Flávio Frigheto, de Estrela Velha ressaltaram a importância da integração destas pessoas especiais ao trabalho na Cooperativa, atuando junto com os demais funcionários, clientes e associados. Em Salto do Jacuí, a encarregada do Supermercado, Marlise Soares, ao se manifestar em nome do gerente, Cláudio Ferreira disse que o comprometimento e a alegria de cada um destes jovens mesmo com suas limitações é surpreendente, sendo que eles estão sempre empenhados em fazer cada vez melhor a função para a qual foram designados.
Aqui as entrevistas com os alunos Julio e Yuri de Salto do Jacuí e a encarregada do Supermercado, Marlise Soares
Entrevista com Leandro Fernandes
Entrevista com Sebastião Mendes
As diretoras das APAEs de Sobradinho , Sahra Mainardi e Arroio do Tigre, Ledi Schmidt, declararam estar muito gratas à Cotriel por ter proporcionado esta que para alguns destes é a primeira oportunidade no mercado de trabalho.
Entrevista Sahra Mainardi e aluna Denise
Entrevista com Leni Schmidt e alunas Janete e Maria Helena
A primeira-dama e secretária de Educação de Estrela Velha, Christiane Ravanello Castilhos e a diretora de ensino médio do município, Vandéia dos Santos, frisaram que o apoio da Cooperativa ao município vem de encontro ao trabalho realizado na área de educação e amplia o leque de possibilidades profissionais que estes incluídos passam a ter.
Entrevista com Christiane e Vandréia
Entrevista com Flávio e Ronan de Estrela Velha
Vanderlei Marchioretto, disse que o momento foi de aprendizagem e entendimento, podendo compartilhar um dom que é cantar para animar cada momento. Por fim, Beatriz Gava disse que o objetivo da Cotriel é incluir e acolher estas pessoas com necessidades especiais: “ Para nós é uma satisfação muito grande de poder incluir estes jovens no meio social e no trabalho, pois eles podem e são capazes e nossa meta é auxiliá-los para que eles possam ter sua profissão e independência financeira”, afirmou.
Entrevista com Beatriz e Vanderlei
As hortas terão oito alunos trabalhando em Arroio do Tigre e sete em Sobradinho. Em Salto do Jacuí, dois estão alocados no escritório e três no supermercado. Em Estrela Velha, quatro no Supermercado e um no escritório.
Entrevistas, fotos e texto: Roger Nicolini/ Setor de Comunicação