novidades

noticias

Publicada: 20/10/2022

Projeto Incluindo e Acolhendo da Cotriel é destaque em Arroio do Tigre

quinta-feira, 20 de outubro de 2022

Fonte: Jornal e Rádio Gazeta de Arroio do Tigre e Sobradinho

A reportagem do Jornal Gazeta da Serra e Rádio Gazeta FM 98,1, de Sobradinho,  esteve nas instalações da Cotriel em Arroio do Tigre, acompanhando, nesta última terça-feira, 18 de outubro, o projeto Incluindo e Acolhendo, o qual tem a participação de frequentadores da APAE. O gerente da unidade, Sebastião Mendes, é responsável pela concretização da iniciativa, junto com os colaboradores da Cooperativa e dez alunos da APAE.

Durante o projeto, os apaeanos estão cuidando de uma horta comunitária, onde os alimentos oriundos desta produção serão destinados à entidade. Os envolvidos nesta atividade também contam com carteira assinada, cesta básica e plano de saúde.

Segundo Mendes, a intenção era de já ter colocado o projeto em prática há mais tempo, pois já vinham contribuindo com outras atividades e ações da Associação. “Nós fazíamos arrecadações para as festinhas na APAE, levávamos o pessoal daqui, alguns funcionários com violão, sempre participávamos muito com eles, mas nunca de forma tão efetiva, como trazê-los para dentro da Cooperativa”, ressaltou, dizendo que abraçaram o projeto.

O gerente salientou ainda sobre a importância da inclusão em uma cooperativa do tamanho da Cotriel e da responsabilidade de inseri-los no dia a dia para a realização das atividades propostas. “A iniciativa era termos alguma atividade que incluísse essa gurizada. A gente fala em crianças, adolescentes, mas eles têm tem uma capacidade enorme, só quem trabalha com eles para saber como desempenham bem suas atribuições”, frisou.

Conforme Mendes, os dez frequentadores da APAE foram contratados pela Cooperativa e possuem carteira assinada, vale-refeição, assistência médica e odontológica, e cumprem um horário combinado. “Para essas contratações foram feitos laudos dos responsáveis, de psiquiatras, psicólogos, tudo isso tem que passar para o nosso médico do trabalho, para que possamos ter todas as condições de recebê-los nas instalações da Cotriel. Foi proporcionado a cada um deles botas, luvas, jaleco e uniforme, e têm uma sala onde podem se trocar”, detalhou.

Ainda segundo ele, os alunos recebem todas as condições adequadas para trabalharem na horta comunitária, bem como contam com acompanhamento do monitor da APAE e de um monitor da Cotriel. “Eles são divididos em duas turmas, 5 na parte da manhã e 5 na parte da tarde. Eles chegam e já passam para horta. Fornecemos mudas para produção e todas as verduras que são tiradas da horta eles levarão para APAE, podendo às vezes também levar para casa”, acrescentou Mendes, que destaca ainda a alegria de recebê-los na unidade.

Ouça aqui a entrevista de Sebastião para a repórter Gisele Machado

Conforme os pais do participante André, Silvânio Goetze e Maria Marques, a iniciativa está sendo muito valiosa. “Essa inclusão é muito boa. Ele tá se sentindo valorizado, ter o dinheirinho dele, as coisinhas dele, ir no mercado comprar o que ele quer, as roupas que ele quer. Comprou o celular que ele tanto quis. Também acorda cedo e quer vir trabalhar, e ele nunca foi assim, não era muito preocupado. A motivação dele é muito grande, é incrível. E como é bom né. Quantas foram as portas que ele sentiu que foram se fechando para ele, não teve essa oportunidade lá fora, e acaba aparecendo aqui assim. Hoje tivemos a oportunidade de vir, dar uma olhada, ver como é que ele se sai, mas é só de ver alegria dele e dos outros alunos a gente fica motivado. Estão gostando do que estão fazendo, é uma coisa muito boa. A gente está muito feliz com tudo isso. Nós estamos vendo que eles não estão ali obrigados, que eles estão fazendo espontâneos, com alegria, estão felizes da vida trabalhando, plantando as plantinhas, e quando chegar a hora de colher, sentir a satisfação, vão começar a colher os seus próprios frutos”, ressaltaram os pais.

Aqui o repórter Tiago Bertollo conversa com o colaborador da Unidade, Clovis Rech e os alunos PCD´s.

A iniciativa está ativa nas Unidades da Cotriel em Sobradinho, Arroio do Tigre, Estrela Velha, Salto do Jacuí e Espumoso.

Fotos: Gisele Machado e Tiago Bertollo/ Jornal Gazeta da Serra