novidades

noticias

Publicada: 03/11/2025

Cotriel inicia quarta turma do Programa Jovem Aprendiz do Campo

segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Fonte: Setor de Comunicação

Na tarde desta segunda-feira, 27 de outubro, na Afeco, foi dada a partida da 4ª turma do Programa Jovem Aprendiz do Campo. Promovido pela Cotriel, o programa tem a parceria e a coordenação pedagógica bem como o corpo docente da Cooperativa Coeducars.

O programa terá o total de 1104 horas-aula, sendo 400 horas de aulas teóricas e 704 horas práticas, com término previsto para o mês de março de 2027. São 48 jovens participantes distribuídos nos municípios de Espumoso, Alto Alegre, Campos Borges, Jacuizinho, Salto do Jacuí e Selbach.

Na abertura, Inque Schneider, vice-presidente da Coeducars e coordenadora do programa acrescentou que a região vive em um lugar de oportunidades e tem famílias que trabalham e que se preocupam com seus jovens. “É por isso que vocês estão aqui: para buscar mais conhecimento. Que bom que a Cotriel tem essa preocupação e continua com o programa e tantas outras iniciativas que nos fazem refletir sobre a importância de explorar o solo com responsabilidade, cuidar da terra e do meio ambiente e produzir alimentos para que todos possamos ter um local de trabalho, gerar riqueza para o Brasil e garantir a comida que chega todos os dias à nossa mesa”, afirmou.

Logo após, o presidente da Cotriel, Leocezar Nicolini lembrou que os jovens de hoje são privilegiados, pois estão tendo a chance de fazer uma formação importante para a vida e ainda adquirir conhecimento. “Essa oportunidade vai permitir que vocês conheçam mais sobre o cooperativismo, que, para mim, é o melhor sistema econômico e social do mundo, pois uma cooperativa unida e responsável gera inúmeras oportunidades para todos, independentemente de serem pequenos, médios ou grandes produtores.

Todos têm seu papel no contexto da produção de alimentos, especialmente em um setor que é fundamental para o crescimento do nosso país. Alguém precisa continuar fazendo o que os pais de vocês fazem — se não forem vocês, serão outras pessoas. Por isso, para alcançar qualquer objetivo, é preciso estudar muito, se dedicar e ser grato por tudo.”, disse

Ao final, Luiz Roberto Canello (Beto), da Exitus Treinamentos, destacou temas relevantes, como os desafios do agronegócio para atender à demanda mundial de alimentos até 2050, a importância do conhecimento contínuo, a necessidade de comunicação eficaz nas famílias rurais, estratégias para reduzir desperdícios e a valorização da propriedade como Empresa Familiar Rural, além de reflexões sobre saúde, estresse e a busca pelo sucesso. “Procurei de forma clara e objetiva, trazer reflexões para os jovens a fim de que pudessem refletir de uma maneira leve sobre a responsabilidade do curso que estão iniciando. Agradeço a oportunidade que foi proporcionada pela Cotriel e espero que esta nova turma produza objetos empreendedores que fomentem e melhorem as propriedades da região”, frisou.

Na sequencia, foi realiza a assinatura dos contratos com a presença dos pais dos adolescentes. As disciplinas, que serão ministradas todas em formato on-line terão como tema: cidadania e trabalho; cooperativismo; formação humana e sustentabilidade; informática; educação financeira; comunicação oral e escrita; matemática comercial e financeira; gestão de projetos; empreendedorismo rural, agronegócio e marketing; segurança do trabalho e ergonomia; suinocultura, avicultura e piscicultura; horticultura; cultura de grãos/grandes culturas; gestão e planejamento na empresa rural; bovinocultura de corte e leite; economia dos recursos naturais. Nas disciplinas práticas, serão realizadas visitas técnicas nas propriedades, com apresentação de projetos de sustentabilidade na propriedade rural e seminários pedagógicos de forma presencial.

Confira abaixo um pouco do que foi este dia.